Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luto

Morre o engenheiro e professor da UFG Orlando Ferreira de Castro

Velório será nesta quarta-feira (3/11) | 02.11.21 - 21:01 Morre o engenheiro e professor da UFG Orlando Ferreira de Castro (Foto: Adufg-Sindicato)José Abrão
 
Goiânia – Faleceu nesta terça-feira (2/11) o engenheiro e professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Ferreira de Castro. O profissional foi presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) e docente pioneiro da UFG, ingressando como aluno no primeiro vestibular da Escola de Engenharia do Brasil Central, realizado no ano de 1954.
 
Poucos anos depois ele teria papel fundamental na criação da universidade e na formação de inúmeros engenheiros ao longo das décadas. Atuando no então Instituto de Artes da UFG, até sua aposentadoria, em diversas disciplinas, como Desenho Técnico e por último Acústica, ele elaborou, ainda na década de 1990, junto a outros docentes, o plano para constituição do curso de Arquitetura, o que só se concretizaria na década seguinte.
 
Com sua aposentadoria, dedicou-se a registrar e contar a história da universidade que ajudou a fundar, mais especificamente do Instituto de Artes, que deu origem às atuais Faculdade de Artes Visuais (FAV) e Escola de Música e Artes Cênicas (Emac).
 
“Tive o prazer de conhecer o professor ao ingressar na UFG. Nossos encontros fortuitos nos corredores do então IA eram sempre prazerosos e aos poucos evoluíram para uma vigorosa parceria: em 1997-98 montamos um grupo de estudos para instauração do curso de Arquitetura, infelizmente não concretizada naquele momento”, conta o docente e sócio do jornal A Redação, Wolney Unes. “Com sua aposentadoria, tive a honra e o prazer de sucedê-lo na cadeira de Acústica. Sempre recorríamos a ele para questões sobre a história da universidade”.
 
“Recentemente, ainda durante a pandemia, estivemos em sua excelente biblioteca, num amplo salão em sua casa no Setor Sul, para consultá-lo sobre uma pesquisa em andamento. De idade avançada, impressionavam sua lucidez e memória”, completa Unes.
 
O velório será amanhã (3/11) no cemitério Jardim das Palmeiras. O Crea-GO emitiu uma nota de pesar que você pode ler na íntegra abaixo:
 
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), lamenta a morte de seu ex-presidente Eng. Civ. Orlando Ferreira de Castro, ocorrida hoje, 2 de Novembro.

Orlando Ferreira, foi presidente do Crea-GO, com mandato de Ago/1976 a Dez/1978. Se tornou professor de Engenharia ainda na graduação, nos anos 60 estendendo até o final de 1995, onde foi responsável pela formação de importantes nomes da Engenharia.

O velório será amanhã, dia 3/11/21, das 8h até 12h, no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia-GO.
O Crea-GO externa suas mais profundas condolências aos familiares e amigos de Orlando Ferreira de Castro.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 02.11.2021 21:53 Eliane Leão

    Difícil despedir-me deste notável homem das exatas e artes, que deu à UFG solidez, empreendedorismo, garra e qualidade!..... Até outros dias, professor!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351