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Micro, pequena e médias empresas

Lei Geral de Proteção de Dados é tema de encontro promovido pela Fieg

Exposição foi da advogada Lorena Blanco | 26.10.21 - 13:45 Lei Geral de Proteção de Dados é tema de encontro promovido pela Fieg (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia -
O Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem-GO) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), liderado pelo empresário Jaime Canedo, reuniu empresários para discutir aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o impacto da legislação nos pequenos negócios. O encontro, realizado nesta terça-feira (26/10), em ambiente on-line, contou com exposição da advogada trabalhista e assessora jurídica da federação Lorena Blanco.
 
Sancionada em 2018, a legislação entrou em vigor em agosto de 2020, abrindo prazo para as empresas adequarem-se às novas regras, com diretrizes de como os dados de pessoas físicas e jurídicas podem ser coletados e tratados. "A lei criou essa cultura de proteção de dados, trazendo segurança jurídica, estabelecendo regras e protegendo liberdades e direitos fundamentais", explicou Lorena.
 
De acordo com a especialista, muitas empresas ainda carecem de adequação e correm atrás do tempo para ajustar procedimentos, sobretudo no tratamento de dados de empregados, terceirizados e fornecedores. "Adequar-se à LGPD é uma obrigação legal. O descumprimento é punido com pesadíssimas multas que podem chegar a 2% do faturamento da empresa, no limite de R$ 50 milhões. Além disso, a empresa também arca com responsabilidades civil, moral e patrimonial, no caso de vazamento de dados", alertou a advogada.
 
Lorena esclareceu que o posicionamento atual da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é pela orientação, sobretudo das micro, pequenas e médias empresas. Para tanto, o órgão tem publicado série com guias de orientação.
 
"O material é gratuito e está disponível no site da ANPD. O esforço é pela conscientização, e não em multar", afirmou a especialista, ao reforçar a importância de as empresas adotarem boas práticas de governança e a disposição da Fieg em orientar empresários industriais nesse processo de tratamento dos dados.
 
Case Breadys
O encontro do Compem foi marcado também pela apresentação da empresa Breadys, do empresário Pedro Mendonça, que, em plena pandemia, ampliou o negócio e projeta crescimento para 2022, inclusive com franqueamento de lojas. 
 
Especializada em massas sem glúten e sem lactose, a empresa, genuinamente goiana, tem essência no conceito de cozinha afetiva, que se preocupa com consumidores e seleção de fornecedores.
 
Mendonça explicou que a empresa iniciou operação em 2018, trazendo para o mercado um produto que não existia. A inovação fez o negócio ser selecionado para incubação na Universidade Federal de Goiás (UFG) e o propósito de inclusão alimentar passou a moldar o plano de crescimento da empresa, que se voltou ao desenvolvimento de produtos para pessoas com restrição e alergia alimentar (celíacos e intolerantes à lactose). 
 
"A carência de ofertas de produtos para esse público impulsionou o crescimento da empresa. Já temos planos para, a partir do ano que vem, também fornecer produtos sem caseína (proteína do leite)".
 
Com quatro anos no mercado, a Breadys já atende pedidos de Brasília, Anápolis e São Paulo, além de manter duas lojas com atendimento presencial em Goiânia. Em 2022, é esperada a ampliação do negócio, com expansão de parcerias de revenda, investimentos para crescimento da capacidade de atendimento e estudo para franqueamento de lojas.
 
"Nossa estratégia de crescimento foi sempre pautada no propósito de incluir a alimentação leve, afetiva e deliciosa na vida das pessoas para que possam comer bem com quem mais ama", reiterou o empresário, ao comentar o importante apoio do Sebrae e do Senai nesse processo.
 
O presidente do Compem, Jaime Canedo, ressaltou o empreendedorismo da iniciativa, reforçando que a criatividade é um traço marcante dos negócios no País. "Precisamos é incentivar essa característica com políticas que proporcionem longevidade aos negócios. O sucesso não está só no dinheiro, mas na satisfação de criar algo novo, inovador, ainda mais diante dos tantos desafios que temos em nosso ambiente de negócios", concluiu.
 

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