Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cultura

Parques e bosques de Goiânia são tema de livro

Obra será lançada em breve | 17.08.21 - 15:15 Parques e bosques de Goiânia são tema de livro (Foto: Divulgação)

Carla Lacerda
 
Goiânia - Com 42 parques e bosques e mais de 1,5 milhão de metros quadrados de áreas verdes em unidades de conservação, Goiânia sempre foi destaque quando cidades arborizadas são o assunto. Não à toa, no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a capital do Estado aparece no topo do ranking que listou as taxas de arborização em vias públicas nos municípios com mais de um milhão de habitantes. Todos esses dados, agora, viraram livro, que será lançado em breve pela Elysium Sociedade Cultural, no Parque Florata, em Santo Antônio de Goiás, a 28 quilômetros de Goiânia.
 
“O bosque e a cidade”, organizado pelo pesquisador e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wolney Unes, apresenta os principais parques de Goiânia, com informações sobre a história, características e atrativos de cada um deles. Aliás, desde o planejamento da nova capital, pensado pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima, em 1933, já existia a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar da população. Tanto que o projeto de Lima já previa a criação dos parques Botafogo e Lago das Rosas.   
 
O livro também mostra outros três momentos sobre o processo de arborização de Goiânia: o surgimento de parques em áreas residuais da cidade, que deram vida a espaços subutilizados; a ressignificação de outros sítios, adaptados aos novos tipos de ocupação surgidos à sua volta; e, mais recentemente, áreas de urbanização que levam em conta a sustentabilidade e que pretendem provocar o menor impacto possível e a máxima preservação dos aspectos naturais. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351