Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Novo avanço

Covid-19: Ocupação das UTIs em Goiânia cresce e se aproxima de 90%

Flúvia Amorim atribui elevação às aglomerações | 20.07.21 - 16:38 Covid-19: Ocupação das UTIs em Goiânia cresce e se aproxima de 90% (Foto: SES-GO)
Théo Mariano

Goiânia - A ocupação dos leitos de UTI públicos e privados para tratar covid-19 voltou a crescer em Goiânia e atingiu, nesta terça-feira (20/7), 86,4%. Os dados foram colhidos na plataforma de monitoramento do novo coronavírus disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO). De acordo com números enviados ao jornal A Redação pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) no último dia 13, a ocupação dos leitos de tratamento intensivo na capital era de 76%.


Imagem feita na plataforma da SES-GO que monitora o avanço da covid-19 no Estado; última atualização foi feita às 15h07 / (Foto: Reprodução/SES-GO)

Ao todo, são 773 leitos habilitados, mas 668 estão com pacientes internados. Quando se vê a disponibilidade dos leitos de UTI para covid-19 da rede estadual, em Goiânia, a taxa sobe ainda mais e marca 89,8%. Na rede privada, a ocupação registrada nas unidades de saúde da capital é de 92,8% - apenas nove vagas estão disponíveis.

Em entrevista ao jornal A Redação nesta terça (20), a superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Flúvia Amorim, descartou qualquer ligação do aumento com a variante Delta. Segundo ela, essa nova crescente nos casos se atribui sobretudo ao comportamento da população. "Quando temos uma queda nos casos, percebemos que as pessoas começam a sair, como se a pandemia tivesse acabado. Isso acaba por gerar novas infecções", explicou.

De acordo com Flúvia Amorim, 99% das infecções registradas em Goiás são da variante Gama, também conhecida como P-1. A superintendente, no entanto, destaca que, para mitigar o avanço do vírus, é preciso que os próprios municípios entendam a dinâmica da contaminação local e adote medidas para frear os casos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de nota, informa que tem acompanhado o cenário epidemiológico dos últimos dias em Goiânia e aguarda a atualização de todas as plataformas para fazer as verificações. Sobre as internações, a pasta considera que "houve um aumento atípico" e a analise está sendo realizada pela equipe técnica, pois até a metade deste mês em nenhum dia a taxa de ocupação chegou a 80%, sublinha a SMS.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351