Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Covid-19

Surto em abrigo de Goiânia foi causado por linhagem da variante de Manaus

De 30 pessoas, 14 foram infectadas | 07.06.21 - 20:09 Surto em abrigo de Goiânia foi causado por linhagem da variante de Manaus (Foto: reprodução/CDC)A Redação
 
Goiânia – O resultado do sequenciamento genético realizado a partir de material coletado nos idosos e colaboradores do abrigo que registrou surto de covid-19 em Goiânia, no final de maio, revelou que se trata da P.1.2, uma linhagem da variante de P.1 de Manaus. O laboratório que realizou o sequenciamento já tinha identificado a nova linhagem na 19ª Semana Epidemiológica, entre os dias 9 e 15 de maio.
 
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, a nova linhagem pode estar relacionada ao repique da segunda onda da covid-19 na capital. "Acreditamos nisso porque essa linhagem tem alto potencial de transmissão e de virulência, ou seja, além de transmitir com muita facilidade, ela também tem uma grande capacidade de causar a doença", explica.
 
Das 30 pessoas do abrigo (18 idosos e 12 trabalhadores), 14 testaram positivo para covid-19 (47%), sendo nove idosos de cinco trabalhadores, mas ninguém desenvolveu a forma grave da doença, a maioria foi assintomática.
 
Yves também elogia a direção do abrigo que, de forma cuidadosa, comunicou rapidamente a suspeita dos casos à SMS, no dia 25 de maio. Isso possibilitou que a equipe de Vigilância da secretaria pudesse agir com rapidez, testando e isolando as pessoas positivas. O sequenciamento foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Laboratório HLAGYN.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351