Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – A Frente de Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior em Goiás encaminhou ofício aos deputados federais e senadores por Goiás para que se posicionem favoráveis à correção proposição da correção dos valores da Lei Orçamentária Anual em R$ 1,2 bilhão para as universidades e R$ 500 mil para a Rede Federal.
O documento é assinado pelas reitorias da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), além de sindicatos e outras entidades ligadas à comunidade universitária, como o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).
O ofício destaca que as instituições de ensino atuaram mesmo diante da crise gerada pela pandemia do coronavírus (covid-19). “Houve mobilização de todas as suas forças para atender as demandas da sociedade e do poder pública”, diz o texto. No documento, também são lembradas ações realizadas pela comunidade acadêmica, como testagem da população, desenvolvimento de equipamentos de proteção e mobilização de hospitais universitários.
O Projeto de Lei Orçamentária em tramitação no Congresso Nacional prevê um corte de 18,2% no orçamento discricionário das universidades e institutos federais. “A redução dos limites orçamentários afeta gravemente a continuidade das ações de combate à pandemia e coloca em risco o funcionamento das instituições”, consta no ofício.