Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Relembre

Há um ano, Goiás recebia repatriados brasileiros que estavam na China

País ainda não havia registrado casos de covid | 09.02.21 - 10:58 Há um ano, Goiás recebia repatriados brasileiros que estavam na China (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia - Nove de fevereiro de 2020. Há exatamente um ano, Goiás recebia os 34 brasileiros que viviam em Wuhan, na China, e que foram repatriados quando a cidade era o epicentro da pandemia da covid-19. A operação, batizada pelo governo de “Regresso à Pátria Amada”, envolveu uma quarentena na Base Aérea de Anápolis. 
 
A saída da China ocorreu no dia 5 de fevereiro do ano passado e contou com dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, 58 pessoas ficaram em isolamento a partir da chegada a Anápolis, quatro dias depois. Além de brasileiros e seus familiares chineses, toda a tripulação que acompanhou os voos também permaneceu no local, sem contato externo. 
 
A estrutura preparada na Base Aérea de Anápolis utilizou uma área de 900 metros quadrados de isolamento. Os quartos foram mobiliados com camas de casal, solteiro e berços para crianças. Havia, ainda, uma área ao ar livre com brinquedos e área de convivência com filmoteca, biblioteca, internet e videogame.
 
Durante todo o período em que esteve de quarentena, o grupo foi monitorado por equipe médica e submetido a exames que descartaram a presença do novo coronavírus. Inicialmente, o isolamento seria de 18 dias. No entanto, a liberação ocorreu em 23 de fevereiro, quatro dias antes do previsto. Uma cerimônia na Base Aérea, com café da manhã e homenagens aos profissionais envolvidos no trabalho de regresso, marcou o fim da ação e o embarque dos repatriados para suas cidades de origem.
 

Repatriados foram liberados após 14 dias de quarentena (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
 
O primeiro caso da covid-19 no Brasil só seria registrado dois dias depois de concluída a Operação Regresso, em 25 de fevereiro. De lá pra cá, o País já passa de 9,5 milhões de casos confirmados e 232,1 mil mortes, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na noite de segunda-feira (8/2).
 
Já em Goiás, os primeiros casos da doença foram registrados em 12 de março de 2020. O último balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na segunda-feira (8), aponta 362.404 casos confirmados e 7.710 óbitos pela covid-19. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351