São Paulo - O curta "Cepae, demais!", produzido por estudantes das turmas de 1º ano da Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), é finalista do VI Festival Internacional de Cinema Estudantil (Fecea) na categoria de documentários dos Anos Iniciais da Educação Básica. O filme concorre com outras duas produções brasileiras: “O que você vê quando olha pro céu?” e “Se essa rua fosse minha” e uma da Argentina,“La abeja, nuestra mejor amiga”.
Na descrição do Cepae, a professora Maria Alice explica que “o documentário é uma vídeo-carta do primeiro ano da Educação Básica às crianças Kalapalos, do Alto Xingu. Nela, o Cepae é apresentando, isto é, as crianças mostram como é e o que fazem no dia a dia”.
A iniciativa é também uma produção interdisciplinar entre as unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculadas ao projeto de pesquisa “Arte, psicanálise e educação: os procedimentos estéticos do cinema e as vicissitudes da infância” (do Cepae), ao Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual (FAV), ao Projeto de Estágio da Pedagogia (FE), e ao Projeto de Ensino (Cepae).
Destaques
O Cepae também se destacou com outras duas produções da disciplina eletiva de de História e Cinema chegaram a ser selecionados para o VI Fecea: “10 ano” e “Offline”.
Segundo os coordenadores do evento, André Bozzetti e Adaílton Moreira, houve um total de 1.094 inscrições. Isto é, 872 filmes estudantis internacionais e 222 nacionais. Várias categorias são avaliadas, dentre elas, roteiro, direção, edição, trilha sonora, fotografia, atriz, ator e figurino. Ainda segundo os organizadores do evento, o Fecea é um espaço para divulgação e valorização do trabalho audiovisual realizado no ambiente escolar.