Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Protocolo de intenções

OCB/GO e UFG firmam parceria para projetos de inovação

Luís Alberto se encontrou com Edward Madureira | 11.11.20 - 18:34 OCB/GO e UFG firmam parceria para projetos de inovação (Foto: Divulgação)A Redação

Goiânia - 
O presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, assinaram hoje (11/11), no Espaço Inovacoop Goiás, um protocolo de intenções para realizar parcerias na área da inovação, envolvendo o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG Goiânia) e o Inovacoop Goiás. 
 
A cerimônia foi precedida de uma palestra, proferida pelo reitor, com a apresentação da qualidade dos recursos humanos em pesquisa e da estrutura de laboratórios da universidade, bem como de exemplos de produtos inovadores que já foram criados por seus alunos e professores, muitos deles em parceria com instituições sem fins lucrativos e a iniciativa privada. 
 
O reitor da UFG afirmou que, a partir do protocolo com a OCB/GO, se dará início a uma relação duradoura entre a universidade e o cooperativismo goiano. "Temos todas as áreas do conhecimento e a OCB congrega cooperativas das mais diversas naturezas, todas demandando tecnologia e inovação para acompanharem esse movimento dinâmico que temos hoje no mundo", disse. Edward explica que a expectativa é inicialmente realizar workshops sobre as principais necessidades das cooperativas para que projetos sejam desenvolvidos em conjunto, sob a forma de convênios e acordos de trabalho que tenham o potencial de proporcionar ganhos para estudantes, professores, cooperativas e cooperados.
 
O presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, disse ver com muito entusiasmo a parceria com a UFG. “Ainda não podemos antever tudo o que podemos desenvolver, mas imaginamos que serão muitos os projetos. Contamos com a experiência da universidade federal, que é uma das pioneiras nesta área de inovação, e também com sua experiência na elaboração e coordenação de eventos, como hackathons e olimpíadas, bem como na educação, em cursos de pós graduação, mestrado e doutorado. O leque é imenso, estamos apenas dando o pontapé inicial, mas sabemos que temos muito a fazer juntos e, no nosso caso, podemos oferecer o nosso modelo de negócio para o empreendedorismo, que é um dos focos do trabalho da UFG”, enfatizou. 
 
Edward Madureira ponderou ainda que a UFG, como todas as universidades federais do País, passa por um processo de aprendizagem muito rápido para superar a defasagem na área de inovação. "De 20 anos para cá, esse movimento de aproximação com o setor produtivo cresceu e hoje está muito maduro, se intensificando em projetos que ganham mais robustez. São inúmeras as empresas parceiras e as startups que já nasceram dentro do ambiente das universidades públicas, que existem para servir a sociedade. O conhecimento e aparato de laboratórios que ofertam têm a finalidade de formar novos profissionais e abrir portas para novos negócios”, enfatizou.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351