A Redação
Goiânia - A Universidade Federal de Goiás (UFG) promove nesta terça-feira (27/10), das 8h às 12h, uma ação de testagem para covid-19 de trabalhadores da Companhia de Urbanização (Comurg), no Centro Médico da Companhia, em Goiânia. Os participantes serão testados utilizando o método de diagnóstico com amplificação do ENA do vírus utilizando um microchip, tecnologia desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Biomicrofluidica do Instituto de Química e do Laboratório de Genética Molecular e Citogenética do Instituto de Ciências Biológicas da UFG.
Na ocasião, os trabalhadores também serão testados utilizando a metodologia PCR-RT. Clique aqui e confira o vídeo explicativo e outras informações.
O teste baseado em RT-LAMP pode ser realizado em um tempo total inferior a 2 horas, enquanto um teste baseado em PCR leva cerca de 7 horas. Além disso o custo do teste é cerca de 40 vezes menor do que a PCR, além de não necessitar de instrumentação cara, pois a reação ocorre em temperatura constante.
O teste foi otimizado inicialmente com o cultivo de vírus inativado doado pelo Laboratório de Virologia Clínica e Molecular (ICB-USP), e foi aplicado em amostras reais de pacientes, previamente testadas por PCR em tempo real. Os resultados obtidos em amostras reais concordaram com o teste considerado padrão-ouro, a PCR. A pesquisa está agora em fase de validação com um número maior de amostras, para que em breve o teste possa ser aplicado para a população.