A Redação
Goiânia - A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza neste sábado (8/8) a final do 1º Ideathon IPE Lab Soluções Inovadoras em Prototipagem para Saúde. Cinco equipes, formadas por estudantes e profissionais de vários setores, concorrem com soluções inovadoras para desinfecção de superfícies, desinfecção de alimentos, descontaminação do ar, monitoramento de aglomeração de pessoas e monitoramento de doentes com covid-19.
A banca será por composta por especialistas das áreas da saúde, engenharias e física, e avaliará os projetos com base nos seguintes critérios: originalidade, impacto nos cuidados da saúde, viabilidade técnica e viabilidade financeira. As três equipes vencedoras receberão prêmios em dinheiro.
Protótipos
Das cinco equipes finalistas, quatro optaram por construir seus protótipos no laboratório do IPELab, localizado no Campus Samambaia. O coordenador do laboratório, Pedro Henrique Gonçalves, informou que durante a etapa de prototipação foram adotadas todas as medidas de segurança contra a covid-19, como distanciamento e distribuição de máscaras, macacões e protetores faciais. "Contamos também com o apoio das equipes, observando o que havia sido acordado para a proteção de todos", observou o coordenador.
Finalistas:
Equipe: Douglas Vieira Thomaz (UFG), Uriel Abe Contardi, (UFTPR), Mateus Morikawa (UFTPR) e Bruno Brunelli (UFTPR)
Solução: Oxímetro de pulso Wireless para monitoramento de doentes da COVID-19
Equipe:Camila Alencar Garavello (PUC-GO), Enzo Francesco Theodoro De Cicco (PUC-GO) e Igor dos Santos
Solução: Câmara de desinfecção de alimentos
Equipe: Eduardo Silvestre Pires Gonçalves (UFG), Nathália Witkowski Martins Cardoso (UFG) e Thiago da Silva Teixeira (IFG)
Solução: Dispositivo emissor de radiação UV-C para descontaminação do ar
Equipe: Attyla Fellipe Sousa Lino, Caio Camilo de Sousa e Silva (IFG) e Estevão Fonseca Veiga
Solução: Dispositivo de controle de aglomerações para uso em portas de entrada e saída de ambientes comerciais
Equipe:Matheus Cardoso de Freitas (IFG) e Paulo Henrique Cardoso de Souza (UFG)
Solução: Máquina emissora de radiação UV-C para desinfecção a seco