A Redação
Goiânia - O governador Ronaldo Caiado e a direção do Hospital Padre Tiago inauguraram nesta sexta-feira (05/7) a ala oncológica do Centro Oncológico Dr. Paulo Prata, em Jataí. O Hospital é administrado pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus.
No ato, também foi assinado o protocolo que prevê um convênio entre a instituição e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que irá repassar mais de R$ 900 mil por mês, totalizando um investimento anual de aproximadamente R$ 11 milhões do Governo de Goiás.
Com a inauguração do núcleo, a população da macrorregião Sudeste do Estado terá à disposição um espaço moderno e altamente equipado, que irá oferecer atendimento totalmente gratuito. A ala irá contar com 12 poltronas especiais e será capaz de realizar por mês 570 infusões quimioterápicas, 1 mil consultas e 50 cirurgias oncológicas clínicas. Todos os atendimentos serão realizados por uma equipe capacitada e multiprofissional.
Durante a solenidade, Caiado destacou a necessidade de oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, em especial, àqueles que precisam de tratamentos oncológicos. “Mais importante do que o remédio, é a mão que o oferece. Quem tem que lidar com o câncer precisa ser tratado com dignidade. Por isso, o que vocês vão encontrar aqui é o que tem de melhor. Profissionais dedicados e uma excelente infraestrutura”, pontuou.
Em discurso, o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, mostrou sintonia com o pensamento do governador. “Precisamos dar todo o recurso necessário para os pacientes. Não deixar morrer nos corredores de hospital sem atendimento, não deixar morrer dentro das ambulâncias a caminho da Capital. Não deixar morrer nas encostas das calçadas”, afirmou.
União de forças
O convênio firmado ainda prevê leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que darão suporte para usuários do SUS e irão contribuir para desafogar o atendimento em Goiânia, que atualmente é a principal cidade a fornecer atendimento oncológico no Estado. Faz parte do compromisso do Governo de Goiás de regionalizar a saúde. O contrato tem duração inicial de 12 meses e irá beneficiar cerca de 650 mil pessoas da macrorregião Sudeste.
O prefeito de Jataí Vinícius Luz agradeceu o empenho e a dedicação do governador para melhorar a saúde das pessoas que vivem no Estado. “Tenho certeza que ainda vamos avançar muito. Não só em nosso município, mas em Goiás como um todo, pois vejo que Ronaldo Caiado está buscando unir forças, e é assim que vamos levar mais saúde para o povo”, comentou Vinicius.
O presidente da Associação, Frei Francisco, também agradeceu a Caiado e mostrou entusiasmo com a parceria firmada com o Governo de Goiás. “Vocês estão vendo um governador que tem compromisso com as pessoas do Estado. Um governador que pensa nas pessoas. Ao vir aqui, marcar presença neste evento, vocês podem ter certeza que Caiado quer dizer: eu estou com vocês! Podem contar comigo”.
A instituição - O Hospital Padre Tiago na Providência de Deus é uma instituição filantrópica mantida pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus, e iniciou suas atividades em junho de 2014.