Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Resultados positivos

Tempo de espera na regulação estadual de saúde é de no máximo 3h36 min

Processo realiza encaminhamento dos pacientes | 07.06.19 - 16:13 Tempo de espera na regulação estadual de saúde é de no máximo 3h36 min Complexo Regulador Estadual (Foto: Divulgação)

A Redação

Goiânia -
 Com uma nova gestão desde novembro de 2018, o Complexo Regulador Estadual (CRE) apresenta resultados significativos. O processo demora apenas 3h36min
 
Nos cinco meses sob gestão do Instituto de Gestão por Resultado (IGPR), o CRE já regulou 4.255 solicitações com um tempo médio no primeiro atendimento de 11 minutos. Esse tempo implica desde o momento em que é solicitada a regulação, até o instante em que o médico regulador inicia a tratativa do caso.
 
A diminuição do tempo de regulação é de cerca de 1 hora a menos desde janeiro de 2019. “Um ganho de tempo valioso quando o assunto é salvar vidas”, afirmou o diretor técnico do CRE, Genésio Pereira.
 
Processo de regulação
A regulação se inicia quando um paciente se dirige a uma unidade pública de saúde e é constatada a necessidade de encaminhamento para outra unidade. Esse processo gerencia a oferta de leitos, cirurgias ou especialidades compatíveis.
 
No CRE, uma equipe médica recebe as solicitações de encaminhamento e trabalha 24h por dia. A ordem de prioridade no atendimento de cada solicitação é definida pela gravidade de cada caso. 
 
A regulação realizada pelo Complexo també ocorre durante o atendimento do Samu, consultando qual unidade de saúde próxima possui vaga e é a mais adequada para o paciente solicitante.
 
Mudança da regulação
Desde o início da nova gestão do Complexo Regulador, que ocorreu em novembro de 2018, a regulação ocorria de forma descentralizada, cabendo a cada região de saúde conectar pacientes e unidades de sua abrangência. Estima-se que cerca de 80% das demandas do Estado se concentram na Central de Regulação de Goiânia.
 
A proposta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é, de forma gradual, concentrar todas as solicitações de regulação em um único lugar, no CRE que com a gestão do IGPR, utiliza o melhor sistema de regulação do País, referência em São Paulo.

 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351