Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde não é jogo

Conselho Regional de Farmácia de Goiás alerta para riscos da automedicação

Dados da região Centro-Oeste são preocupantes | 02.05.19 - 18:01 Conselho Regional de Farmácia de Goiás alerta para riscos da automedicação (Foto: divulgação)A Redação

Goiânia -
 Acompanhando uma ação nacional, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) lançou uma campanha de conscientização sobre o uso racional de medicamentos. Com o lema ‘Saúde não é jogo’, a proposta é alertar para os riscos do uso indiscriminado de medicamentos sem orientação profissional. O correto é que ao usar qualquer medicamento, a pessoa consulte sempre um farmacêutico.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, para apoiar a campanha, constatou que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses. Na região Centro-Oeste/Norte do País, este índice sobe para 80%, no Nordeste fica em 79%, Sudeste chega a 77% e Sul a 71%.
 
Inédita na história dos conselhos de Farmácia, a pesquisa investigou o comportamento dos brasileiros em relação à compra e ao uso de medicamentos e entrevistou uma amostra de 2.074 brasileiros.
 
Mais usados
A pesquisa listou também os medicamentos mais utilizados pelos brasileiros nos últimos seis meses. É surpreendente o alto índice de utilização de antibióticos (42%), somente superado pelo porcentual declarado para analgésicos e antitérmicos (50%). Em terceiro lugar ficaram os relaxantes musculares (24%). Nas regiões Centro-Oeste e Norte, entretanto, os números são ainda mais alarmantes e o antibiótico é o medicamento mais usado (50%) pela população local. 
 
Descarte
A pesquisa apurou também qual é a forma mais usual de descarte dos medicamentos que sobram ou vencem, e 76% dos entrevistados indicaram maneiras incorretas para a destinação final desses resíduos.  Nas Regiões Centro-Oeste/Norte, o porcentual é ainda maior, 85%. O índice somente é superado pelo apurado na Região Nordeste, 87%. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351