Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Segurança Pública

Polícia Militar e UFG inauguram base móvel no Câmpus Samambaia, em Goiânia

Tenda foi montada em local estratégico | 04.12.18 - 23:48 Polícia Militar e UFG inauguram base móvel no Câmpus Samambaia, em Goiânia (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) inauguraram uma base móvel no Câmpus Samambaia, em Goiânia. A tenda foi montada em local estratégico, próximo aos locais de maior incidência de furtos e eventos contra terceiros.

A medida foi pensada pelas equipes de segurança que se basearam no mapa de áreas com maior registro de chamados para a Central de Segurança, detectadas pelo do aplicativo Minha UFG. Inicialmente a base itinerante ficará localizada no estacionamento perto do antigo prédio da Caixa Econômica. Após algumas semanas, a unidade será transferida para outras localidades e, em uma segunda etapa, planeja-se a montagem de duas tendas instaladas em pontos distintos dentro do Samambaia.

 
O secretário de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH-UFG), Ricardo Barbosa de Lima, explica que a iniciativa reflete a integração dos grupos envolvidos com a segurança dentro da Universidade. Segundo ele, a base irá servir como uma referência de segurança para a comunidade acadêmica de onde “os agentes de segurança vão se deslocar na medida do necessário para atuar preventivamente”.
 
De acordo como o Comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Ricardo Mendes, a ação é “um marco de integração entre as instituições e também um exemplo que precisa ser estendido a toda sociedade organizada”. Ele relata ainda que a diversidade do público da UFG contribui para o processo de humanização que ocorre na PM de Goiás e que, neste caso, busca se adaptar ao contexto de um câmpus universitário.
 
A parceria entre a UFG e a PM-GO teve início em outubro de 2017, no final da gestão do então reitor Orlando Amaral, como uma resposta ao agravamento das condições de segurança na Universidade. Essa interação teve desdobramentos durante o primeiro ano da gestão do reitor Edward Madureira. “O que estamos construindo vai servir de exemplo para o País, mas o mais importante disso tudo é a sociedade ser bem atendida. Qualquer coisa que façamos não fará sentido se não for em prol da sociedade e do bem-estar das pessoas”, acredita Edward Madureira.
 
O gestor da UFG adianta que outros projetos deverão ser anunciados em breve. Um deles é um mestrado profissional que será proposto pela Política Militar para a Capes, em que professores da UFG devem compor o quadro docente em uma parceria inédita.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351