A Redação
A diretoria do Santos convocou uma entrevista coletiva para estar tarde de quarta-feira. Em pauta, o pronunciamento do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, que anuncia a permanência do craque Neymar no alvinegro praiano.
Atacante e diretoria assinaram novo acordo válido por mais três anos. Além disso, foi acertado um aumento de 50% em seus vencimentos. Dessa forma, Neymar fica no Santos para as comemorações do centerário do clube no ano que vem e segue até a Copa do Mundo de 2014 – sob um salário que, especula-se, agora gira em torno da “bagatela” de R$ 3 milhões. Também a multa de rescisão contratual foi aumentada, mas não será divulgada.
A negociação, segundo o presidente, durou duas semanas e, para concretizá-la, foi preciso desistir dos 30% de direitos de contratos de publicidade de Neymar. O craque receberá 100% dos direitos de publicidade junto ao Banco do Brasil, por exemplo, que quer a imagem do jogador para aproveitar a Copa do Mundo no Brasil. Com o acerto, o Santos dribla o interesse de clubes como Real Madrid e Barcelona, da Espanha, e Chelsea, da Inglaterra.
“Serviço ao país”
Na entrevista coletiva instantes atrás, transmitida ao vivo pela internet com toda a pompa pelos santistas, o presidente não poupou elogios a Neymar e seu pai. Para ele, foi fundamental a participação do pai do atleta, que entendeu a permanência do craque como, nas palvras de Luis Álvaro, “um serviço que se prestaria ao nosso país”.
Festas à parte, críticas à imprensa esportiva também não ficaram de fora. O discurso do Santos, sempre firme quanto ao sonho de continuar com Neymar, foi ridicularizado por boa parte dos jornalistas, segundo o presidente. Por outro lado, a insistência e esperança da torcida foi fundamental para a renovação.
Pai e filho também deram seu depoimento e mostram uma camisa em que se lia “Neymar Jr 2014”. Nos sites do clube e do jogador, uma nota oficial foi divulgada classificando o feito como “o dia do fico 2”, em alusão à primeira vez que o jogador foi oficialmente cobiçado pelo Chelsea e preferiu renovar com o Santos.