A Redação
Goiânia - De 6 a 14 de setembro, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em parceria com o Sebrae-GO, realiza a Missão Empresarial Suécia, com a participação de 27 empresários dos setores de açúcar e álcool, mineração, alimentos, construção, automotivo, material elétrico e moda. Sob a liderança do presidente da Fieg, André Rocha, a comitiva já iniciou sua programação em Estocolmo, com agendas na Business Sweden, agência de promoção comercial que atua de forma semelhante à ApexBrasil, apoiando a internacionalização de empresas e a atração de investimentos.
A missão ocorre em um momento de desafios ao comércio exterior brasileiro, marcado pelo recente aumento de tarifas em grandes mercados importadores. Para a Fieg, a diversificação de destinos e a aproximação com ecossistemas empresariais inovadores são fundamentais para ampliar a competitividade da produção goiana no cenário internacional.
Segundo o presidente da Fieg, André Rocha, diante do atual momento que o Brasil está vivendo, é cada vez mais importante buscar novos mercados, diversificar destinos e identificar novas oportunidades de cooperação internacional. Embora a Suécia não esteja entre os principais parceiros comerciais de Goiás, o país se destaca como um hub europeu de conhecimento e inovação, o que abre portas para conexões com ecossistemas empresariais altamente desenvolvidos e integrados globalmente.
Até o dia 14 de setembro, a programação prevê encontros na Embaixada do Brasil em Estocolmo e visitas a instituições de referência em inovação, energia limpa, indústria 4.0 e saúde, reforçando a importância do intercâmbio de experiências para o fortalecimento de parcerias internacionais.