Logo
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque (Foto: Agência SENADO)

Cristovam Buarque vai lançar livro no IHGG e falar sobre evasão escolar

Evento será nesta sexta (15/8)

04.05.2024 - 22:11:24
WhatsAppFacebookLinkedInX

Jales Naves
Especial para o jornal A Redação

Goiânia – Polemista, o professor Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque, engenheiro mecânico, economista e político, é o convidado especial do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás desta sexta-feira, dia 15, à s 9h, para a palestra sobre evasão escolar e lançamento de seu mais recente livro, “Jogados ao Mar”. A obra narra a história que une um repórter investigativo, um diretor de escola pública, uma mãe desolada e um filho que saiu para ir à escola, mas não chegou, “nem voltou para casa”. Faz uma reflexão sobre a evasão escolar a partir de diferentes perspectivas, desde o tempo da escravidão até os dias de hoje e os descaminhos da educação, numa ficção investigativa com elementos de suspense e mistério.
Doutor em Economia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (1973), foi Reitor da Universidade de Brasília (1985 a 1989), Governador do Distrito Federal (1995 a 1998), Ministro da Educação (2003 e 2004) e Senador pelo Distrito Federal (2003 a 2018), dois mandatos consecutivos. É Professor Emérito da UnB e professor colaborador de diversas universidades estrangeiras. Atua como professor e pesquisador no Centro de Desenvolvimento Sustentável e no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da UnB. Tem 81 livros publicados (até 2012), assinou uma coluna quinzenal no jornal “O Globo” e é defensor da educação como motor de transformação social.
Leitor atento, sempre em busca de novidades no campo literário, e conhecedor da importante contribuição do professor Cristovam Buarque na área de educação, o presidente do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça, entrou em contato com ele e o convidou para apresentar sua nova obra, de ficção, e debatê-la com os intelectuais goianos. A evasão escolar no Brasil é um problema sério ““ mais de nove milhões de jovens já tinham deixado de estudar em 2023 antes de concluir a educação básica, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “Síntese de indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2024” ““, realidade que afeta a vida desses jovens, suas famílias e a sociedade como um todo, ampliando as desigualdades sociais e dificultando o desenvolvimento do país.
Para circular
O livro apresenta um tema atual, o fato de que muitas crianças estão abandonando a escola, desaparecendo, e o autor quer debater essa questão. Na obra, Cristovam Buarque conta que Ivo Vitor saiu de casa para ir à escola, mas não chegou, nem voltou para casa. “O jornalista Nestor é enviado para cobrir e noticiar o caso. Em sua investigação encontra um professor de História, uma mãe desolada, uma educadora que usa o tráfico para conseguir recursos para seus alunos e outros personagens, permitindo uma leitura empolgante que instiga reflexão, envolve e desperta o leitor. O autor, segundo Elimar Nascimento, “é de uma honestidade brutal. Diz no livro o que pensa sobre o humano, a sociedade e, sobretudo, a desigualdade que o incomoda sobremaneira e denuncia há anos. E sem pudor. Em um texto direto, cru. Sem sofisticação, tendo como personagem central um jornalista de casos policiais. A descrição de um real aparentemente invisível em forma de narrativa ficcional”.
“Li-o de um fôlego. E, ao final, fiquei pensando: este não é um livro para guardar nas minhas estantes. É um livro para circular. E foi o que fiz. Pedi desculpas ao autor que me o havia presenteado, dizendo-lhe que dispensava dedicatória (ele me enviou o livro junto com outros pelo correio). E, na primeira oportunidade, presenteei-o a um casal de amigos”, afirmou Elimar. “É um livro que nos incomoda. Perturba. E não deve deixar ninguém calado. Prevejo que as reações sejam muito diferentes e mesmo díspares e contraditórias”. “Alguns dirão que é um panfleto. Uma porcaria. Outros, que é um livro corajoso, verdadeiro, que escancara a mediocridade e o cinismo da elite brasileira, incluindo um largo segmento da classe média. Alguns o criticarão pela ausência de uma escrita não sofisticada, esquecendo que o autor, está dito no livro, é um jovem jornalista. O mesmo que sai para a periferia do Distrito Federal para escrever sobre um menino desaparecido. E a busca por descobrir o mistério do desaparecimento de Pedro Ivo o conduz à descoberta de algo que muitos já sabiam, mas não o tinham percebido da forma dura como é apresentada. E outros ficarão estupefatos, porque nunca haviam pensado a respeito. E cobrirão o livro e, sobretudo seu autor, de elogios”.
Profunda reflexão
Cristovam Buarque, “mais uma vez, nos surpreende ao trazer uma profunda reflexão sobre os descaminhos da educação e da evasão escolar”, escreveu o professor José Geraldo de Sousa Junior, doutor em Direito (Direito, Estado e Constituição) pela Faculdade de Direito da UnB (2008) e ex-reitor dessa Universidade. Ressaltou que ele faz isso com maestria através de uma ficção investigativa, com elementos de suspense e mistério, como destaca a Editora ao oferecer uma suma da obra: “Tendo como ponto de partida o desaparecimento de um aluno ““ ao mesmo tempo filho, amigo ““ e a investigação de seu paradeiro, em busca pelo seu corpo, vivo ou morto, esta obra se desenrola em tramas que se entrelaçam e se desdobram em busca de outros que também foram jogados ao mar, sempre nos remetendo ao desencanto do alunato, mas também, em modo contrário, à esperança vinda da abnegação de professores e voluntários que se esmeram no aperfeiçoamento de seu trabalho em prol do progresso humano. No processo investigativo de um repórter, em conflito com o de um delegado, e sob a pressão e manifestação de “Véspera”, somos estimulados a discernirmos sobre o futuro que desejamos para as próximas gerações e o que queremos para nosso país.
Em “Jogados ao Mar”, o ex-Ministro da Educação combina ficção e realidade nos moldes do seu livro “O Tesouro na Rua”. No texto da quarta capa, a conclusão é interpelante: “Uma leitura empolgante que instiga reflexão, envolve e desperta o leitor. Entre a travessia do Atlântico ontem e a travessia para a vida adulta hoje, aqueles que foram Jogados ao Mar poderão ser salvos?”.
O escritor Eduardo Neiva, professor emérito de Estudos de Comunicação da Universidade de Alabama, em Birmingham (EUA), diz que “a paisagem educacional que contemplamos hoje deveria nos aterrorizar e encher de cautela e medo. E que o romance “Jogados ao Mar”, de Cristovam Buarque, trata o tema com coragem e isenção”. Ele completa, concordando com as teses do livro: “Admito que cheguei à s últimas páginas desse romance convencido de que “Jogados ao Mar” ocupará, principalmente em sua diferença, um lugar ao lado de Dona Flor, Brás Cubas e Grande sertão veredas. Afinal, e de uma maneira assemelhada ao livro de Cristovam Buarque, esses três clássicos da literatura produzida no Brasil enfrentam enigmas e impasses cruciais para a vida dos brasileiros, respectivamente a licenciosidade e a sua contenção no romance de Jorge Amado, o conformismo fúnebre que a ironia de Machado não perdoa e a ferocidade violenta que a fabulação de Guimarães Rosa se ocupou em ilustrar. Entretanto, por mais grandiosos que sejam esses ficcionistas, que arbitrariamente cito, é igualmente notória a falta deixada por outros temas centrais para o entendimento dos cinco séculos que forjaram a vida e a experiência brasileiras. Dos quais “Jogados ao Mar” trata com coragem e isenção”
compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Mara Pessoni

*Mara Pessoni é advogada especializada em Imigração e Comércio Exterior, com uma vasta experiência de atuação há mais de 10 anos na área de imigração, sendo responsável por fundar e administrar o Witer, Pessoni & Moore An International Law Corporation.

Postagens Relacionadas
IA contra o Crime
26.01.2026
”Com Caiado e Daniel, a segurança pública de Goiás segue avançando”, afirma Leandro Vilela

A Redação Goiânia – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou do lançamento da plataforma IA Contra o Crime, um sistema inovador que utiliza inteligência artificial para modernizar e fortalecer a segurança pública em todo o estado, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. A solenidade reuniu o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, […]

Operação
26.01.2026
GCM de Aparecida flagra descarte irregular de entulho no Buriti Sereno

A Redação Goiânia – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia flagrou um homem despejando entulho de construção em um lote baldio na Avenida Princesa Isabel, no Jardim Buriti Sereno, nesta segunda-feira (26). O material era transportado em uma carreta acoplada ao veículo que ele conduzia. Após constatar o flagrante, a GCM realizou […]

Segurança Pública
26.01.2026
“Goiás inaugura um novo modelo de combate à criminalidade”, afirma Daniel Vilela sobre o IA Contra o Crime

A Redação Goiânia – O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou da inauguração do sistema ”IA Contra o Crime”, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. Ao apresentar a ferramenta, o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador destacaram que a tecnologia fortalece a capacidade de resposta das forças de segurança, sendo um trabalho inédito no Brasil. “Goiás […]

Jardim Mirabel
24.01.2026
Prefeitura de Goiânia entrega itens essenciais a famílias afetadas pelas chuvas

A Redação Goiânia – A prefeitura de Goiânia realizou uma ação emergencial no Jardim Mirabel para atender famílias impactadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias, neste sábado (24/1). Ao todo, 26 famílias foram afetadas e receberam apoio imediato do município, em uma resposta articulada voltada à proteção social, segurança e garantia de direitos. A […]

EDUCAÇÃO
23.01.2026
Prazo de inscrição na edição única do Sisu 2026 termina nesta sexta (23)

São Paulo – O prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (23/1). Estudantes que desejam concorrer a vagas em universidades e institutos federais têm até esse horário para garantir participação na única edição do programa neste ano. Segundo o governo federal, esta é a maior edição […]

Tempo
23.01.2026
Brasil tem alertas vermelho, laranja e amarelo para chuvas

São Paulo – Três Estados dos Sudeste permanecem sob alerta vermelho para chuvas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alertas de chuvas para diversas regiões do País, com áreas em amarelo, laranja e vermelha, indicando diferentes níveis de risco com as precipitações. Das cinco regiões, apenas os Estados do […]

Saúde
23.01.2026
O que é síndrome de Guillain-Barré, diagnosticada em mulher que usou tirzepatida do Paraguai

São Paulo – Uma mulher de 42 anos, moradora de Belo Horizonte (MG), está internada desde dezembro após complicações decorrentes do uso da caneta Lipoless, conhecida popularmente como “Mounjaro do Paraguai”, segundo relato de familiares nas redes sociais. Em posts publicados nos stories do Instagram, a filha contou que a paciente foi diagnosticada com a […]

Justiça
22.01.2026
Lei do Pequi completa um ano sem regulamentação

A Redação Goiânia – A Lei do Pequi completa um ano sem regulamentação. Embora aprovada, a norma que é considerada um marco para a proteção e o fortalecimento da sociobiodiversidade do Cerrado  ainda depende de decreto de regulamentação, o que inviabiliza sua aplicação prática nos territórios. A Lei nº 15.089/2025 institui a Política Nacional para […]