José Cácio Júnior
Tentando marcar espaço no PMDB, o deputado federal Sandro Mabel (PMDB) começou a cobrar do PT o apoio do partido aliado para o candidato peemedebista em 2014 ao governo do Estado. Pelo seu perfil no Twitter, Mabel afirmou que espera a resposta do PT. O deputado voltou a reafirmar sua expectativa na festa do empresário José Batista Júnior, o Júnior do Friboi (PSB), e do presidente da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Barbosa Neto, respectivos vice-presidente e presidente do PSB em Goiás. O evento reuniu lideranças do interior na última sexta-feira (3/2) para comemorar os aniversários dos peessebistas.
“Pelo acordo hoje o PMDB ajuda o PT a governar em Goiânia. Queremos a ajuda do PT mais para frente para elegermos o governador em 2014”, cobrou Mabel. A alfinetada no partido aliado acabou sobrando para o deputado federal Rubens Otoni (PT), que tem trabalhado para ser o nome da legenda em 2014.
Na opinião de Mabel, Otoni precisar abrir mão de seus projetos pessoais para ajudar o coletivo e manter em Goiás a unidade dos partidos que apoiam a presidente Dilma Rousseff (PT). “Otoni é um deputado trabalhador. Mas os projetos pessoais precisam estar abaixo dos projetos coletivos.”
Ex-candidato ao governo do Estado em 2010, Vanderlan Cardoso (PMDB) concorda com Mabel e acredita que o partido precisa tomar a decisão até abril. O apoio antecipado do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) ao prefeito Paulo Garcia (PT), para Vanderlan, não é impecilho. “Iris já tem adiantado que apoia o Paulo. Mas nunca colocou que a decisão já está tomada.”
Presente ao aniversário de Friboi, Paulo Garcia minimizou as declarações de Mabel. “Tenho admiração profunda por Mabel. É um amigo.”
Candidaturas
Durante a festa, Barbosa Neto negou que tenha interesse em disputar eleição em Itaberaí (GO), cidade onde nasceu. O presidente do PSB afirmou que transferiu seu domicílio eleitoral para Goiânia, o que o impede de concorrer a alguma prefeitura do interior.
Já Friboi voltou a frisar que o partido vai ter candidato ao governo em 2014. O empresário tem viajado por Goiás para montar sua base e tenta estruturar o PSB para a próxima eleição estadual.