Lorena Lara
Cidade de Goiás – José Mendonça Teles é o grande homenageado da 16ª edicação do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica). Escritor, historiador, poeta e protetor da cultura goiana, Teles lançou seu mais recente livro no primeiro dia do festival (27/5). "Um filme que Fica – Cenas Memoriais" foi lançado na sala de exposição do Palácio Conde dos Arcos.
(Foto: Lorena Lara)
Durante a cerimônia de abertura do festival, foi exibido o curta-metragem "Ser Goiano", baseado na crônica homônima do escritor e feito especialmente para homenageá-lo na ocasião. O governador Marconi Perillo também presenteou Mendonça Teles na cerimônia, e agradeceu por seu trabalho de valorização da cultura goiana.
(Foto: Lorena Lara)
Natural de Hidrolândia, José Mendonça tem 78 anos e é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (atual Pontifícia Universidade Católica). Ele foi professor do instituto por 33 anos seguidos e recebeu, no ano de 2003, o título de Doutor Honoris Causa.
Autor de mais de 30 livros sobre a cultura goiana, Mendonça Teles também dirigiu o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGB) durante 12 anos e presidiu a Academia Goiana de Letras por uma década. Também foi secretário de cultura do Estado e presidiu a Conselho Estadual de Cultura de Goiás.