Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia – “Uma mostra de grande valor histórico, sensível e profundamente esclarecedora”, afirmou a presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, musicista Andréa Teixeira, na visita, na manhã de quinta-feira, dia 22, à exposição “Brasília – O alicerce goiano de um sonho brasileiro”, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Ela convidou suas colegas da AFLAG para conhecer o trabalho do IHGG sobre a participação de Goiás e de lideranças goianas na transferência da Capital Federal para o Planalto Central.
Idealizada pelo presidente do IHGG, historiador Jales Mendonça, que ciceroneou as visitantes, “a exposição se destaca pelo rigor intelectual e pela delicadeza das narrativas”, disse. A pesquisa de Lenora Barbo, aliada à curadoria de Lenora Barbo e Vanessa Resende, “conduz o visitante por um percurso que revela a construção de Brasília e as múltiplas camadas humanas, culturais e simbólicas que sustentaram esse projeto de nação”.
Papel de Goiás
A mostra evidencia, com especial cuidado, “o papel de Goiânia e interior de Goiás, de seu povo na edificação de Brasília, valorizando memórias, documentos e imagens que reafirmam a centralidade do território goiano nesse capítulo decisivo da história brasileira”, ressaltou. A visita – explicou – foi uma experiência de aprendizado, contemplação e reconhecimento: “um encontro entre história, arte e identidade, que reafirma a importância de preservar, estudar e difundir a memória coletiva como patrimônio vivo”.
“A Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás parabeniza o IHGG, seu Presidente e as curadoras pela excelência da exposição e pela contribuição inestimável à cultura e à historiografia goiana e nacional”, frisou, para convidar os goianos a conhecerem esse trabalho.
“Propus a visita por achar a exposição de extrema importância não apenas para Goiás, mas para o Brasil. São histórias pouco contadas ou esquecidas, mostradas de maneira brilhante. E o mais importante: duas aflagueanas foram as primeiras pessoas a impulsionarem a exposição, patrocinando uma parte dela. que foram a arquiteta Narcisa Cordeiro e a juíza Maria Luiza Póvoa Cruz”, afirmou.
Acompanharam Andrea Luísa Teixeira as integrantes da AFLAG: Dani de Brito, vice-presidente; Narcisa de Abreu Cordeiro; Ivana Farina, procuradora; Maria Augusta Calado, folclorista; e Jacira Pires, arquiteta.