A Redação
Goiânia – A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e o Goiás Social abriram inscrições para que municípios goianos participem do projeto CineLeitura do Bem, lançado na terça-feira (16/12). A ação busca ampliar o acesso à cultura e à educação em 120 municípios e distritos, com sessões itinerantes de cinema, atividades de leitura e ações culturais integradas.
Para aderir, as prefeituras devem preencher formulário eletrônico disponível no site da Secult ou link. O município não terá nenhum custo e apenas terá a responsabilidade de colaborar com a indicação do espaço público, apoio na divulgação local, organização do público e designação de um servidor para interlocução.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, explica que a seleção não será por ranqueamento, mas baseada em critérios logísticos, com prioridade para localidades de maior vulnerabilidade e que não contam com equipamentos culturais. “Não há transferência de recursos. Levaremos toda a estrutura a quase 50% dos municípios goianos e a prefeitura precisa apenas responder um simples formulário. Estamos desburocratizando o processo para alcançar aqueles que mais precisam”, reforça a titular.
Com investimento de R$ 5,9 milhões oriundos do Fundo de Combate à Pobreza (Protege Goiás), o projeto beneficiará estudantes de escolas públicas municipais e estaduais.
