A Redação
Goiânia – Dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que em Goiás mais de 940 mil pessoas sofreram algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora ou intelectual. Se considerarmos as pessoas que apresentam “alguma dificuldade visual”, esse número sobe para 1.858.849 pessoas. No Brasil são 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população.
O Ministério da Saúde (MS) criou a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que amplia o acesso e qualifica o atendimento, oferecendo diagnóstico e tratamento pelo Sistema Único de Saúde.
O coordenador da área técnica da Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Fábio Péclat dos Santos, explica que o Ministério da Saúde habilitou 11 Centros Especializados em Reabilitação em Goiás. As unidades habilitadas passaram a receber mensalmente recursos de custeio e também para reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e outros materiais. O valor dos recursos varia de acordo com o tipo do centro.
Confira aqui o endereço de cada centro.
“Os serviços dos centros oferecidos aos pacientes são agendados pelas secretarias municipais de saúde (SMS), obedecendo à regulação do SUS. A capacidade de atendimento é disponibilizada eletronicamente à SMS, que realiza o agendamento”, esclarece Péclat.
Para serem atendidos em Goiânia, os pacientes devem procurar o Centro de Atendimento Integrado a Saúde (CAIS) mais próximo de casa e solicitar encaminhamento para avaliação e tratamento em reabilitação no CER. Para ser encaminhado, é necessário que o paciente esteja com RG, CPF e comprovante de endereço em mãos. Após a solicitação, deve aguardar o contato da Secretaria Municipal, que autoriza e agenda o primeiro atendimento.
Os pacientes com residência em outros municípios devem procurar o serviço social da secretaria de saúde de sua cidade e verificar a possibilidade de encaminhamento para avaliação e tratamento em reabilitação em algum centro. Em Goiás, os centros estão localizados nos municípios de Goiânia, Trindade, São Luís de Montes Belos, Cidade de Goiás, Anápolis e Ceres.