A Redação
Goiânia – No próximo domingo (25/1), das 14h às 18h do próximo, o estacionamento do Museu Antropológico, na Praça Universitária, será palco da 6ª edição da Feira Intercultural Indígena. O evento é realizado pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Instituto Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, e traz como tema “Mulheres indígenas e protagonismo nas lutas e nas tradições”, com entrada gratuita e programação aberta ao público.
Esta edição da Feira Intercultural tem como objetivo evidenciar o papel fundamental das mulheres indígenas nas lutas sociais, culturais, ambientais e educacionais, reconhecendo sua atuação como lideranças na preservação dos saberes tradicionais, na defesa dos territórios e na manutenção das identidades coletivas. Ao valorizar essas trajetórias, o evento reafirma a importância do protagonismo feminino indígena nos debates contemporâneos sobre direitos humanos e diversidade cultural.
A feira é uma construção coletiva que valoriza os saberes-fazeres indígenas, promove a interculturalidade e incentiva a geração de renda entre estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Educação Intercultural do Instituto Takinahakỹ de Formação Superior Indígena. A iniciativa fortalece a pluralidade epistêmica ao integrar práticas tradicionais e experiências contemporâneas de inovação.
A programação conta com mais de 60 expositores indígenas de diferentes territórios, além de exposição e comercialização de artes e artesanatos, oficina, pintura corporal, desfile, performance musical, discotecagem e roda de conversa. O evento também fortalece a economia criativa indígena, valorizando a arte como instrumento de resistência, afirmação de identidade e expressão política.
A 6ª Feira Intercultural Indígena conta com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), além de apoio do Coletivo Óia Passarinhar, da Magnífica Mundi – Laboratórios Integrados de Comunicação e do Espaço Cultural Wekedè.
