Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

IGUARIA

Lei reconhece Chica Doida como patrimônio de Goiás

Prato surgiu em Quirinópolis, em 1945 | 14.04.22 - 10:32 Lei reconhece Chica Doida como patrimônio de Goiás (Foto: divulgação)
Divino Rufino

Goiânia - Sucesso nas pamonharias de todo o Estado, a Chica Doida foi reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. A lei, de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB), foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e publicada no Diário Oficial de quarta-feira (13/4).

A Chica Doida teria sido criada em Quirinópolis, no sul goiano, há mais de 70 anos. A base do prato é o milho, e a receita original leva queijo, linguiça e jiló, mas hoje é possível encontrar versões adaptadas com itens como presunto e frango desfiado.

A história conta que a iguaria surgiu por acaso, durante uma pamonhada na fazenda. Ainda havia massa de milho para fazer mais pamonhas, mas a palha acabou. Dona Petronilha Ferreira e seu marido, João Batista da Rocha, decidiram então “inventar moda”.

A massa do milho foi incrementada com bastante cebola picada, alho e pimenta malagueta. Depois, acrescentaram sobras de queijo, linguiça e jiló, e levaram o prato ao forno.

Todos ficaram admirados com o sabor da invenção, que virou Chica Doida. Chica, em homenagem à Francisca, uma senhora que morava com a família; e doida, devido à presença marcante da pimenta.

A receita atravessou gerações, e hoje essa delícia é encontrada até mesmo em outros estados do Brasil. Mas que eles não se atrevam a reivindicar a autoria do prato: a Chica é goiana! É lei.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351