José Abrão
Goiânia – O filme brasileiro O Agente Secreto recebeu quatro indicações ao Oscar 2026. O longa disputará nas categorias de Melhor Filme, Melhor Elenco, Melhor Ator e Melhor Filme Internacional. Foram as mesmas indicações de Ainda Estou Aqui, mais a nova categoria. Os indicados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (22/1) em Los Angeles, nos EUA. O último filme brasileiro a conquistar quatro indicações foi Cidade de Deus, em 2004, mas infelizmente não venceu nenhuma.
A cerimônia do Oscar ocorre na noite do dia 15 de março e será apresentada pelo comediante Conan O’Brien. A primeira surpresa foi a indicação brasileira na primeira nova categoria do Oscar em 20 anos: Melhor Elenco. Nessa categoria, o filme brasileiro irá competir com Hamnet, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra e Pecadores.
A indicação a Melhor Filme Internacional já esperada e o filme brasileiro terá que superar a concorrência de Foi Apenas um Sonho (Irã), Valor Sentimental (Noruega), Sirat (Espanha) e A Voz de Hind Rajab (Tunísia). Já na categoria de Melhor Ator, Wagner Moura concorre com Timothée Chalamet (Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Michael B. Jordan (Pecadores) e Ethan Hawke (Blue Moon).
Por fim, em Melhor Filme, O Agente Secreto disputa o prêmio mais importante da cerimônia com Bugonia, Sonhos de Trem, Uma Batalha Após a Outra, F1, Frankenstein, Hamnet, Valor Sentimental, Marty Supreme e Pecadores.
Além disso, o brasileiro Adolpho Veloso também foi indicado ao prêmio de Melho Fotografia pelo filme Sonhos de Trem.
