Adriana Marinelli
Goiânia – Sob regência de Alessandro Borgomanero, a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta, nesta quinta-feira (26/9), na Paróquia Santa Luzia, Vila Novo Horizonte, Goiânia. O concerto, previsto para às 20 horas, faz parte da Série “Orquestra nos Bairros”, realizada com a finalidade de ampliar o acesso da população à música erudita. Obras de Mozart e Jose Mauricio Nunes Garcia fazem parte do repertório desta quinta-feira (26/9).
O regente
Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas, como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci.
Em 2002, realizou a primeira execução brasileira do Concerto nº 2 para violino de Schostakovich, em Curitiba. No ano de 2005, apresentouse como solista com a Orquestra de Câmara do Kremlin, em Moscou (Rússia). Em 2009, fez a estreia mundial do concerto para violino e orquestra de Jaime Zenamon, com a Orquestra Sinfônica do Paraná.
Borgomanero vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando-a em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.
Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006 o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Desde 2012 é Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás.
Serviço – “Orquestra nos Bairros”
Dia: 26 de setembro, quinta-feira, 20h
Local: Paróquia Santa Luzia – Av. Domiciniano Peixoto, Qd 70 A, Lt 06
Vila Novo Horizonte, Goiânia – GO.
Leia mais: