Adriana Marinelli
Goiânia – Sob regência de Alessandro Borgomanero e com a participação especial do violinista austríaco Benjamin Schmid, a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta na terça (24/9) e na quarta-feira (25/9) em Goiânia. Na terça, a apresentação será no Teatro Sesi, às 9h30 e às 20h30. Na quarta, será no Teatro Goiânia, às 20h30. No progama, conforme está previsto, obras de Mozart, Brahms e José Maurício Nunes Garcia.
Confira aqui a programação.
Teatro Sesi
Na terça-feira (24/9), às 9h30, será a Série “Concertos Didáticos”. Trata-se de concertos exclusivos para crianças e adolescentes pré-selecionados da rede pública e particular de ensino. Além de apreciarem a boa música, os alunos recebem informações sobre a orquestra, instrumentos, repertório e sobre os compositores. Os Concertos Didátidos são realizados sempre às terças-feiras, 9h30, no Teatro Sesi.
Data: 24 de setembro de 2013 – terça-feira, Teatro Sesi
Horário: 9h30
Local: Teatro Sesi – Av. João Leite, nº 1.013, St. Santa Genoveva
Realizada nas noites de terças-feiras, às 20h30, a série “Concertos Teatro Sesi” apresenta uma programação atraente, para um público assíduo e diversificado. Os concertos contam com a participação de maestros e solistas renomados, com vasta experiência profissional na música de concerto.
Data: 24 de setembro de 2013 – terça-feira, Teatro Sesi
Horário: 20h30
Local: Teatro SESI-Av. João Leite, nº 1.013, Setor Sta. Genoveva
Entrada Franca
Teatro Goiânia
Na quarta-feira (25/9) é a vez da série "Concertos Teatro Goiânia". Realizada no espaço cultural mais tradicional da capital, a série acontece sempre nas quartas e quintas-feiras, a partir das 20h30. Nela, será apresentado um amplo repertório musical, contando sempre com a participação de renomados artistas convidados.
Data: 25 de setembro de 2013 – quarta-feira, Teatro Goiânia
Horário: 20h30
Local: Teatro Goiânia – Av. Tocantins esquina com Rua 23, Centro

O solista
Em 1992, o violinista Benjamin Schmid ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Violino "Carl Flesch" em Londres, onde também ganhou o prêmio pela melhor interpretação de obras de Mozarte Beethoven e o prêmio do público. Desde então, se apresenta com solista com as principais orquestras do mundo.
Benjamin Schmid é, certamente, um dos violinistas mais versáteis de sua geração. Ele combina qualidades como solista, visitando as grandes salas de concerto do mundo, com a sua habilidade na improvisação do Jazz.
O regente
Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas, como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci.
Para a temporada de 2013 foi convidado para tocar como solista e regente com a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador em Quito, com as orquestras de Guayaquil e Cuenca, sempre no Equador, com a Filarmônica de Florianópolis, Sinfônica da Bahia, Sinfônica do Teatro São Pedro, Sinfônica de Sorocaba, Sinfônica do Paraná, Sinfônica do Teatro da Paz (Belém), dentre outras.