A Redação
Goiânia – A ancestralidade afroameríndia ganha forma, corpo e imagem na exposição “Caboclada: Encruzilhada Afroameríndia”, primeira mostra do Núcleo Coletivo 22, que estreia no dia 18 de dezembro, às 19h, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. A exposição segue em cartaz até 30 de janeiro de 2026, na sala Antônio Poteiro, com entrada gratuita.
A palavra “caboclo”, marcada historicamente por sentidos ambíguos — ora como afirmação de identidades indígenas e afro-indígenas, ora atravessada por estigmas herdados do período colonial — é o fio condutor da exposição. Presente tanto no plano físico quanto espiritual das manifestações populares, a figura do caboclo simboliza os atravessamentos, encontros e trocas entre culturas africanas e indígenas.
Com sede em Goiânia e prestes a completar 25 anos de trajetória, o Núcleo Coletivo 22 desenvolve, desde o início deste ano, o projeto Casa de Taipa, inspirado nos encantados, nas práticas de terreiro e nas culturas populares em que o caboclo ocupa lugar central. É desse processo que nasce a exposição de mãos dadas com o encontro entre artistas, pesquisadores e pesquisadoras das áreas da dança, teatro e música que fazem parte do coletivo.
A mostra propõe uma travessia estética e sensorial, investigando as poéticas caboclas a partir das relações entre corpo, imagem, território e ancestralidade. As imagens são assinadas pela fotógrafa e artista do coletivo Flávia Honorato, que conduz o público a um campo de presença e escuta por meio da fotoperformance, onde corpo, som e memória vibram em diálogo.
A abertura, no dia 18 de dezembro, será às 19h na Vila Cultural Cora Coralina no centro de Goiânia e contará com uma performance do Núcleo Coletivo 22. Que convida todas as pessoas presentes para vivenciarem juntos e juntas a exposição como experiência corporal e ancestral.
Serviço
Exposição: Caboclada: Encruzilhada Afroameríndia
Local: Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia (GO)
Abertura: 18 de dezembro de 2025, às 19h (com performance)
Período de visitação: 18 de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026
Realização: Núcleo Coletivo 22
