A Redação
Goiânia -
Em reedição da final de 2021, Palmeiras e Flamengo decidem a Libertadores de 2025 neste sábado (29/11), a partir das 19h, no Estádio Monumental. Às vésperas do confronto, porém, quem anda pelas ruas da cidade de Lima, no Peru, já se depara com a torcida rubro-negra. Em vídeo feito por Halley Paranhos Jr., leitor do jornal A Redação, é possível ver uma multidão em frente ao 'Colosso de Ate' - segundo maior estádio da América do Sul.
Torcida emocionada
Após quatro anos desde a primeira decisão continental entre Palmeiras e Flamengo , as equipes, rivais se reencontram com perfis completamente diferentes. Em 2021, na final disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, o Verdão levou a melhor após 120 minutos de jogo. Com gol de Deyverson, o time alviverde bateu a equipe carioca por 2 a 1 na prorrogação e conquistou o terceiro título continental de sua história.
Há quatro anos, o Palmeiras chegou à decisão com a base da equipe que havia conquistado o bicampeonato da Libertadores na temporada anterior. Abel Ferreira mandou a campo o seguinte time titular: Weverton, Mayke, Gustavo Gómez, Luan, Piquerez, Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga, Dudu e Rony.
Já o Flamengo, que era dirigido por Renato Gaúcho, vivia uma temporada de altos e baixo, com trocas no comando e problemas internos. Os 11 iniciais eram, em maioria, atletas que haviam participado do título continental em 2019. Para aquela decisão, o time rubro-negro foi escalado da seguinte forma: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luís, Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.
Elenco atual
Em relação aos atuais elencos, são apenas oito os jogadores remanescentes, quatro de cada lado. No Palmeiras, o goleiro Weverton (que não está disponível para este sábado por lesão), o zagueiro Gustavo Gómez, o lateral-esquerdo Piquerez e o meio-campo Raphael Veiga seguem no plantel de Abel Ferreira. Já pelo lado do Flamengo, o meia Arrascaeta e os atacantes Bruno Henrique, Pedro e Michael fizeram parte do elenco que ficou com o vice há quatro anos.
Além disso, o técnico Abel Ferreira era o comandante palmeirense em 2021, enquanto Filipe Luís, hoje técnico do Flamengo, estava em campo com a camisa rubro-negra naquela decisão. Outro atleta que esteve envolvido na decisão continental de quatro anos atrás é Andreas Pereira, hoje no time alviverde, que à época defendia a equipe carioca. O jogador, inclusive, foi duramente criticado pelos flamenguistas pelo erro individual que originou o gol do título palmeirense.