Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Flamengo mantém liderança em ranking nacional de clubes e São Paulo desbanca Palmeiras. (Foto: Reprodução) São Paulo - Apesar da terceira colocação na tabela do Brasileirão deste ano, o Flamengo sustentou a primeira colocação no ranking nacional de clubes, atualizado pela CBF nesta sexta-feira (13/12). Os destaques da lista são o São Paulo, que assumiu a vice-liderança, e o Botafogo, que obteve o maior salto entre os primeiros colocados. O time rubro-negro ocupa a ponta com 16.996 pontos.
Com o terceiro lugar no Brasileirão e o título da Copa do Brasil, o Flamengo somou 318 pontos e aumentou sua vantagem na ponta. É o quinto ano consecutivo que a equipe carioca aparece na primeira posição da lista de clubes brasileiros. De acordo com a CBF, o ranking leva em consideração os resultados dos times nos últimos cinco anos. E considera apenas o desempenho nas quatro primeiras divisões nacionais e na Copa do Brasil.
Triunfos em competições internacionais, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, não influem na pontuação das equipes no ranking da CBF.
Lista
O Flamengo agora é seguido pelo São Paulo, que desbancou o rival Palmeiras para o terceiro posto. O time do Morumbi soma 14.832, contra 14.536 da equipe alviverde, vice-campeã do Brasileirão deste ano. No mesmo campeonato, o São Paulo foi o sexto colocado. No entanto, foi mais longe na Copa do Brasil, sendo eliminado nas quartas de final.
O Palmeiras se despediu nas oitavas. Sétimo colocado no Brasileirão, o Corinthians subiu duas posições e figura em quarto lugar no ranking. Já o Santos, apesar do título da Série B do Campeonato Brasileiro e do retorno à primeira divisão, despencou quatro postos. Agora é o 16º.
Junto com o Ceará, o Santos foi o time que mais perdeu posições dentro do Top 30. Em situação oposta, o Botafogo conquistou seis colocações. E saltou para o oitavo lugar geral, no embalo do título do Brasileirão após 29 anos. Mas foi o Vasco quem mais subiu entre os 30 melhores: foram sete posições. A equipe cruzmaltina aparece em 15º.
O ranking da CBF costuma ser atualizado no fim da temporada. E é usado como critério para entrar diretamente em torneios como a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Nordeste. Influi ainda na formação dos potes em sorteios de confrontos, como acontece na Copa do Brasil.