Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Aniversário

Serra Dourada celebra 47 anos com homenagem a jogadores da partida inaugural

Estádio começou a ser usado em 1975 | 09.03.22 - 11:36 Serra Dourada celebra 47 anos com homenagem a jogadores da partida inaugural O jogo que marcou o início da história do estádio localizado no Jardim Goiás, em Goiânia, foi disputado pela Seleção Goiana contra Portugal (Foto: Kamylla Rodrigues)
Augusto Diniz

Goiânia
- O Estádio Serra Dourada amanheceu com festa nesta quarta-feira (9/3). Inaugurado em 9 de março de 1975, a grande arena do futebol goiano e do Centro-Oeste completa 47 anos de história. Já foi sede da Copa América em 1989, palco de grandes decisões, campeonatos, partidas da seleção brasileira e de rivalidades estaduais. 

A manhã foi de homenagem aos jogadores que participaram da partida inaugural do Serra Dourada. O jogo que marcou o início da história do estádio localizado no Jardim Goiás, em Goiânia, foi disputado pela Seleção Goiana contra Portugal. E a vitória foi dos atletas de clubes goianos, que fizeram 2 a 1 sobre os portugueses em 1975.

Entre os atletas homenageados no aniversário de 47 anos estão o volante Matinha, o meia Lucinho e o atacante Lincoln. Outros jogadores que fizeram parte da Seleção Goiana que derrotou Portugal naquele jogo de 1975 estiveram presentes. Tuíra, Macalé, Paulo Gonçalves e Alexandre Neto fazem parte da história de glórias do gigante do Centro-Oeste.

Por trás da festa, hoje a realidade é de portas fechadas há dois anos, três meses e um dia. Em 8 de dezembro de 2019, o Goiás venceu por 3 a 2 o Grêmio pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Foi a última partida oficial realizada no estádio. Reformas estruturais têm sido realizadas desde então. Tudo para atender a exigências de segurança e funcionamento adotadas em protocolos do Corpo de Bombeiros, como a melhoria do sistema elétrico e outros detalhes.

Substituto provisório
Por um tempo, o Estádio Olímpico substituiu a ausência do Serra Dourada. Depois, os clubes da capital começaram a usar cada vez mais seus próprios estádios. O Goiás usou a Serrinha, no Setor Pedro Ludovico, o Vila Nova voltou mandar seus jogos em casa no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA) e o Atlético praticamente refez o Antônio Accioly, em Campinas.

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) informou que a licitação da reforma dos 36 banheiros do Serra Dourada está em andamento, com valor estimado em R$ 3 milhões, e será concluída em julho. A Seel disse que o estádio conta com os certificados exigidos para voltar a funcionar, inclusive está disponível para receber partidas das próximas fases do Campeonato Goiano caso seja vontade da Federação Goiana de Futebol (FGF) e dos times que se classificaram para a fase final da competição.

Sem impedimento
De acordo com a pasta, o fato de a reforma dos banheiros e da iluminação - com recurso já empenhado, segundo a Seel - não estarem concluídas em nada impede a realização de partidas de futebol no Serra Dourada. O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Henderson de Paula, negou que o estádio tenha ficado fechado desde 2019. De acordo com o titular da Seel, o espaço passou por adequações e precisou ficar mantido sem sediar eventos esportivos em decorrência das restrições impostas pela pandemia da covid-19.

Henderson de Paula afirmou que o Estádio Serra Dourada será palco de competições nacionais ainda em 2022. "Ontem (8/3) tivemos uma reunião com a Federação Goiana de Futebol (FGF) juntamente com a presidência dos três maiores clubes da capital: Atlético, Goiás e Vila. Fizemos o teste da iluminação e, para a Federação e os três clubes, há possibilidade de realizar jogos à noite. Temos que tratar com a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] questões técnicas. Todos os três clubes mandarão jogos da Série A e da Série B nas partidas em que acharem interessante utilizar o Serra Dourada."

De acordo com o titular da Seel, a primeira partida do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 10 de abril, será disputada no estádio. "Tranquilamente esse jogo vai ser feito aqui no Serra Dourada. É uma vontade do presidente Adson Batista (Atlético), do presidente da Federação (André Pitta) e do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) realizar os jogos no Serra Dourada", pontuou Henderson de Paula.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 09.03.2022 11:46 Edvaldo

    Aproveitando o ensejo, se você pensa em aprender ou aprimorar as técnicas para fazer desenhos de seus animes favoritos, promovo um curso EAD completo de desenho, com certificado, no precinho para você! Fale comigo pelo whatsapp no bit.ly/Falecomseuconsultor e saiba mais.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351