Augusto Diniz
Goiânia - O Estádio Serra Dourada amanheceu com festa nesta quarta-feira (9/3). Inaugurado em 9 de março de 1975, a grande arena do futebol goiano e do Centro-Oeste completa 47 anos de história. Já foi sede da Copa América em 1989, palco de grandes decisões, campeonatos, partidas da seleção brasileira e de rivalidades estaduais.
A manhã foi de homenagem aos jogadores que participaram da partida inaugural do Serra Dourada. O jogo que marcou o início da história do estádio localizado no Jardim Goiás, em Goiânia, foi disputado pela Seleção Goiana contra Portugal. E a vitória foi dos atletas de clubes goianos, que fizeram 2 a 1 sobre os portugueses em 1975.
Entre os atletas homenageados no aniversário de 47 anos estão o volante Matinha, o meia Lucinho e o atacante Lincoln. Outros jogadores que fizeram parte da Seleção Goiana que derrotou Portugal naquele jogo de 1975 estiveram presentes. Tuíra, Macalé, Paulo Gonçalves e Alexandre Neto fazem parte da história de glórias do gigante do Centro-Oeste.
Por trás da festa, hoje a realidade é de portas fechadas há dois anos, três meses e um dia. Em 8 de dezembro de 2019, o Goiás venceu por 3 a 2 o Grêmio pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Foi a última partida oficial realizada no estádio. Reformas estruturais têm sido realizadas desde então. Tudo para atender a exigências de segurança e funcionamento adotadas em protocolos do Corpo de Bombeiros, como a melhoria do sistema elétrico e outros detalhes.
Substituto provisório
Por um tempo, o Estádio Olímpico substituiu a ausência do Serra Dourada. Depois, os clubes da capital começaram a usar cada vez mais seus próprios estádios. O Goiás usou a Serrinha, no Setor Pedro Ludovico, o Vila Nova voltou mandar seus jogos em casa no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA) e o Atlético praticamente refez o Antônio Accioly, em Campinas.
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) informou que a licitação da reforma dos 36 banheiros do Serra Dourada está em andamento, com valor estimado em R$ 3 milhões, e será concluída em julho. A Seel disse que o estádio conta com os certificados exigidos para voltar a funcionar, inclusive está disponível para receber partidas das próximas fases do Campeonato Goiano caso seja vontade da Federação Goiana de Futebol (FGF) e dos times que se classificaram para a fase final da competição.
Sem impedimento
De acordo com a pasta, o fato de a reforma dos banheiros e da iluminação - com recurso já empenhado, segundo a Seel - não estarem concluídas em nada impede a realização de partidas de futebol no Serra Dourada. O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Henderson de Paula, negou que o estádio tenha ficado fechado desde 2019. De acordo com o titular da Seel, o espaço passou por adequações e precisou ficar mantido sem sediar eventos esportivos em decorrência das restrições impostas pela pandemia da covid-19.
Henderson de Paula afirmou que o Estádio Serra Dourada será palco de competições nacionais ainda em 2022. "Ontem (8/3) tivemos uma reunião com a Federação Goiana de Futebol (FGF) juntamente com a presidência dos três maiores clubes da capital: Atlético, Goiás e Vila. Fizemos o teste da iluminação e, para a Federação e os três clubes, há possibilidade de realizar jogos à noite. Temos que tratar com a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] questões técnicas. Todos os três clubes mandarão jogos da Série A e da Série B nas partidas em que acharem interessante utilizar o Serra Dourada."
De acordo com o titular da Seel, a primeira partida do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 10 de abril, será disputada no estádio. "Tranquilamente esse jogo vai ser feito aqui no Serra Dourada. É uma vontade do presidente Adson Batista (Atlético), do presidente da Federação (André Pitta) e do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) realizar os jogos no Serra Dourada", pontuou Henderson de Paula.