A Redação
Goiânia – Na virada do milênio, dois amigos se recusam a encerrar a festa de formatura do ensino médio e mergulham numa noitada sem fim. Beto e Rique atravessam o rio para continuar a aventura do lado de lá. O gesto um tanto quanto intempestivo resulta no cruzamento de várias fronteiras. Essa é a premissa de Fronteyra, o mais recente livro do escritor goiano Adérito Schneider, uma novelita experimental escrita em portuñol.
Publicada pela editora Madame Psicose, a novela é uma aventura um tanto quanto onírica ou surrealista que rompe as barreiras dos gêneros literários, mesclando romance de formação, road novel beatnik, narrativas insólitas com um pé no horror e outro no (neo)fantástico e muito mais.
O portuñol é uma mistura de português com espanhol, idioma informal praticado em regiões fronteiriças do Brasil com seus vizinhos da América do Sul.
“Há uma intenção estética na escolha pelo portuñol, pois a narrativa aborda as proximidades e distâncias entre povos de um lado e outro do rio, com seus conflitos. É uma língua sem gramática, sem regras, livre, indomável, diversa e em constante mutação – como qualquer outra, mas, com certeza, muito mais selvagem”, explica o próprio autor, que ressalta sempre que o Brasil está de costas para seus “hermanos” latino-americanos e que a cultura hispano-latino-americana é pouco difundida no Brasil, que consome muito mais a produção artística dos Estados Unidos, da Europa e talvez até mesmo do Japão e da Coreia do Sul do que de países vizinhos ou mesmo do México.
Adérito Schneider é jornalista, roteirista de cinema e televisão, professor e pesquisador da área de Cinema e Audiovisual do Instituto Federal de Goiás (IFG) – campus Cidade de Goiás, onde coordena o Gruñido: Grupo de Pesquisa em Narrativas Insólitas. Como escritor de literatura, organizou as antologias Cidade sombria (2018) e Cidade infundada (2022) e é autor de O rastro da lesma no fio da navalha (2022).
O evento de lançamento do livro será realizado nesta sexta-feira (23/1), a partir das 19 horas, na cervejaria Old Monkey Brewpub (Rua 89, 642. Setor Sul), em Goiânia.
SERVIÇO: Lançamento do livro Fronteyra, de Adérito Schneider, pela editora Madame Psicose.
Local: Old Monkey Brewpub (Rua 89, 642. Setor Sul).
Data: 23/01 (sexta-feira), a partir das 19h.
Valor do livro: R$ 45,00.
