A Redação
Goiânia – Empresas de Goiânia realizaram parceria com uma Universidade e startup de Portugal, onde desenvolverão um produto novo para a saúde da pele. O projeto denominado “Nano Guava” terá como objetivo o escalonamento e ensaio clínico de um produto nanotecnológico a base de ativos purificados da goiaba vermelha. Com isso, a composição deve oferecer soluções terapêuticas para acne e rosácea, além de inflamações cutâneas superficiais, entre outras.
O convênio ocorreu durante o “Workshop Internacional de Saúde e Estética”, onde as empresas Inpós e Farmácia Quinta Essência formalizaram a parceria. A empresa de base tecnológica Bioprospectum, a startup de inovação tecnológica situada no Parque de Tecnologia da Universidade do Porto (Uptec), e o Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada, Nupmia, da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília fazem parte.
O projeto inclui ainda a possibilidade futura de produção industrial após os ensaios. Durante o evento, de forma remota, a Dra. Alexandra Plácido, CEO da Bioprospectum e investigadora da Universidade do Porto, comentou sobre a importância de se estudar e desenvolver produtos da biodiversidade de forma sustentável nos dias de hoje, “o planeta está ferido e já mostra seus sintomas, precisamos entender isso e aliar a perspectivas de novos produtos de forma a sustentável”.
Segundo a diretora geral do Inpós, Yara Bandeira os projetos multidisciplinares fomenta não apenas a criação de produtos, mas também a formação de recursos humanos mais qualificados no setor da saúde e estética.
Um dos coordenadores do projeto, José Roberto Leite que foi presencialmente ao Workshop disse que este projeto é uma das formas de driblar a crise econômica. "Será a formação de novas redes de colaboração, tanto no Brasil como no exterior e poder associar a isso a geração de novos produtos de maior valor agregado a cadeia produtiva de produtos da biodiversidade é uma lição que a equipe e as empresas deste projeto podem mostrar ao mundo”, finalizou.