Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia – Em texto poético, resgatando ideias, autores e iniciativas ao longo de 200 anos de história do Brasil, o documentário “Brasília – O alicerce goiano de um sonho brasileiro” conta a história da terceira Capital Federal e projeta Goiás, pelo desprendimento na cessão das terras para abrigá-la e o esforço de seus representantes em viabilizar esse sonho, que, afinal, era de todos. A redatora Liliane Ferreira foi feliz em elaborar um roteiro simples e envolvente, amarrando personagens e situações, e o cineasta Antônio Eustáquio Alves da Silva (Taquinho) em unir imagens representativas de momentos decisivos e distantes no tempo.
O vídeo, com uns 20 minutos de duração, será apresentado nesta sexta-feira, dia 5, às 19h, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, como parte da exposição homônima, idealizada pelo presidente Jales Guedes Coelho Mendonça para registrar a contribuição de Goiás e dos goianos na projeção e na construção de Brasília, um sonho de muitos e uma realidade que superou as expectativas. Interiorizou o país, aproximou as regiões, dinamizou a economia e criou as condições de desenvolvimento de forma articulada e harmoniosa. A música, “Brasília, sonho fundamental”, no estilo bossa nova, que começou nessa cidade, é de Itamar Corrêa.
“Antes de Brasília havia apenas um sonho – e ele brotava no coração de homens e mulheres que idealizavam o invisível – Henrique Silva, Americano do Brasil, Coimbra Bueno, João D’Abreu, Caiado de Castro, Juca Ludovico, Ana Braga”, começa o roteiro. “Cada nome era um tijolo de esperança, cada gesto, um alicerce de fé. Foi em solo goiano, entre savanas de sol escaldante e cerrado bruto, que o sonho criou raízes e frutificou”.
A edição é de Bruno Trigueiro e a locação de Alex Pereira.