Logo

Depois do sucesso de Lepo Lepo, Tico Santa Cruz analisa Beijinho no Ombro

05.03.2014 - 17:57:11
WhatsAppFacebookLinkedInX

Adriana Marinelli

Goiânia – Parece que o vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, gostou mesmo de analisar letras de músicas. Depois de analisar o hit do carnaval 2014, Lepo Lepo, da banda Psirico, chegou a vez do músico fazer uma análise do que canta Valesca Popozuda em Beijinho no Ombro.

Leia mais:
Tico Santa Cruz faz análise da letra de Lepo Lepo, do Psirico

Como Tico mesmo escreveu em seu perfil oficial no Facebook, ele atendeu "vários pedidos" ao fazer algumas observações sobre a música. Confira:

Desejo a todas inimigas vida longa
Pra que elas vejam cada dia mais nossa vitória

( Análise: A autora deseja vida longa não só para que a inimigas vejam suas vitórias, mas porque sabe que com a qualidade de vida oferecida a população Brasileira e os problemas de saúde pública farão com que com o envelhecimento – suas inimigas sofram nas filas dos hospitais ou com os problemas que a velhice traz. É uma das vinganças mais cruéis que se possa desejar. )

Bateu de frente é só tiro, porrada e bomba
Aqui dois papos não se cria e nem faz história.

(Análise: nesse verso ela faz uma analogia com a ação dos policiais contra os manifestantes. Sabendo o quão é assustador bater de frente e levar tiro, porrada e bomba – quer assustar seus desafetos e desencorajá-los.)

Acredito em Deus e faço ele de escudo
Late mais alto que daqui eu não te escuto

(Análise: Ela acredita em Deus e faz dele sua proteção demonstrando que a fé é uma armadura infalível, porém
como ela vive em bailes funk com o som alto está demonstrando que precisa de um exame de audiometria imediatamente, pois está perdendo a audição)

Do camarote quase não dá pra te ver
Tá rachando a cara, tá querendo aparecer

(Análise: Além do problema de surdez, a autora também está desenvolvendo um problema de visão. Precisa de um médico urgente)

Não sou covarde, já tô pronta pro combate
Keep Calm e deixa de recalque

(Análise: Chamou a inimiga para a porrada e aproveitou para mostrar que sabe inglês, língua fundamental para uma boa comunicação Global. Ostentando algo muito importante: O saber, o conhecimento de outras culturas)

O meu sensor de periguete explodiu
Pega sua inveja e vai pra…

(Análise: Aqui não fica claro se o sensor explodiu ou se auto-destruiu)

Beijinho no ombro pro recalque passar longe
Beijinho no ombro só pras invejosas de plantão
Beijinho no ombro só quem fecha com o bonde
Beijinho no ombro só quem tem disposição

(Análise óbvia: uma mandinga onde você coloca um doce de festa no ombro para afastar o mal olhado)

Ao final das observações, o vocalista do Detonautas ainda acrescentou: "Foi o máximo que consegui explorar. Qual será a próxima?" E, para a surpresa e alegria de muitos, teve a próxima. Tico Santa Cruz também fez uma breve análise da famosa Vai no Cavalinho, bastante executada no carnaval brasileiro.

"Não tem nada a ver com as obscenidades que as mentes poluídas de hoje em dia possam crer. Esta é uma obra baseada na Filosofia das famosas Amazonas", escreveu. "Para quem não sabe as Amazonas eram integrantes de uma antiga nação guerreira da Mitologia Grega. O termo é frequentemente utilizado para se referir a mulheres que montam a cavalo. Esta música trata-se de uma fortíssima homenagem as mulheres guerreiras desse país", completou.

Veja como ficou a análise:

Essa mulher enlouqueceu
Ela quer montar em cima de mim

(Análise: Com o profundo conhecimento de mitologia e filosofia, o autor usa a metáfora "Enlouqueceu" e "ela quer montar em cima de mim para introduzir o significado das AMAZONAS que eram guerreiras mitológicas que simplesmente desprezavam os valores femininos vigentes na Antiguidade. Por isso, os gregos as viam como um desafio a qualquer “lei natural” ou social. Ou seja – segundo os gregos elas eram "loucas" – mas na verdade eram mulheres subversivas, fortes e potencialmente perigosas para os homens)

Ela pirou de vez, tá pensando
Que eu sou seu cavalinho

(Análise: Em seu inconsciente ele retrata o desejo de ser dominado, usando o que na psicologia chamamos de Projeção – projeção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s). – Na verdade ele quer ser tratado como um cavalo. Mas não um cavalo selvagem. Como um cavalo castrado e adestrado, configurando sua total submissão as mulheres. Como não quer aceitar o desejo incubado, diz que "ela pirou de vez" )

E eu vou só dizendo assim:
Vai, no cavalinho

(Análise: Aqui o autor se rende a força dominante do sexo feminino e aceita que não tem qualquer poder sobre elas. Então se entrega ao sexo oposto e sem fazer nenhuma oposição aceita o papel de um quadrúpede, que na verdade e como ele se enxerga diante da sabedoria e do conhecimento superior de sua parceira)

Vai, vai, vai, vai no cavalinho (3x)
(Análise: Fica claro que ele está gostando do papel de Quadrúpede)

Potoc, potoc, potoc, potoc
Segura gatinha senão cê cai do galope (2x)

(Análise: Esqueça a segunda frase deste verso. Este refrão é uma homenagem ao escritor Jan Potocki (1761-1815) nasceu no seio da nobreza polaca. Tendo sido educado em França e na Suíça absorveu muito do espírito do Século das Luzes. – Século das Luzes é uma referência a Lúcifer – Lúcifer = Luz – O anjo caído – Por isso ele usa Potoc e não Pocotó – como normalmente se faz quando nos referimos ao Galope. É uma homenagem ao que não é de Deus – para que fique grudado esse refrão na sua cabeça )

Da palmadinha, Da palmadinha
Da palmadinha, quem dá palmada sou eu

(Análise: Por fim o autor dá voz as mulheres e deixa bem claro quem é que manda nessa porra – "Quem dá a palmada sou eu" – diz a mulher.)

"De todas as musicas de sucesso atual, essa é a de longe a mais complexa", finalizou o irônico músico.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Adriana Marinelli

*

Postagens Relacionadas
Goiânia
26.01.2026
Centro Cultural Octo Marques recebe feira de artes gráficas e publicações independentes

A Redação Goiânia – O Centro Cultural Octo Marques sedia a 2ª edição da Feira Qui Qui Qui de artes gráficas e publicações independentes, no próximo sábado (7/2), das 11h às 20h, em Goiânia. O evento reúne 23 expositoras e expositores de Goiânia e Brasília e conta com uma programação que inclui feira de publicações, […]

Cinema
26.01.2026
‘O Agente Secreto’ chega a 1,7 milhão de espectadores após indicações ao Oscar

São Paulo – Impulsionado pelas recentes indicações ao Oscar, O Agente Secreto alcançou a marca de 1,7 milhão de espectadores, segundo dados divulgados pela Comscore. O crescimento foi registrado ao longo dos últimos quatro dias e marca um novo momento para o desempenho do filme nas bilheterias. O longa já vinha de um período de […]

Espiritualidade
26.01.2026
Goiânia recebe Monja Coen com a palestra “Mente Próspera: A Vida é Aqui e Agora”

A Redação  Goiânia – A Monja Coen chega a Goiânia no dia 29 de janeiro, no Teatro Madre Esperança Garrido, para a palestra “Mente Próspera: A Vida é Aqui e Agora”. Os portões serão abertos às 19h e a palestra tem início previsto para as 20h, com ingressos já disponíveis para compra. Na apresentação, a […]

Música
26.01.2026
Smooth Band apresenta tributo a Carlos Santana em Goiânia

A Redação Goiânia – A Smooth Band apresenta nesta quinta-feira (29/1) às 20h30 o show tributo Soul Sacrifice, em homenagem ao guitarrista mexicano Carlos Santana, ícone musicista que fundiu a música latina ao Rock Mundial. Carlos Humberto Santana Barragán é um músico mexicano-estadunidense, tornou-se famoso com a banda Santana Blues Band, posteriormente como Santana precisamente […]

Nostalgia
26.01.2026
Animação com trilha sonora de Hans Zimmer celebra 40 anos de ‘Dragon Ball’

José Abrão Goiânia – A série de mangá e anime Dragon Ball, uma das mais populares do Japão e que teve grande papel na popularização do estilo japonês pelo mundo, comemorou 40 anos neste fim de semana durante o evento Dragon Ball Genkidamatsuri, no sábado (24/1). Para celebra o papel e a influência da franquia, […]

Audiovisual
26.01.2026
5 filmes brasileiros recentes para ver no streaming e celebrar o cinema nacional

José Abrão Goiânia – A torcida brasileira chega forte ao Oscar 2026 com O Agente Secreto, indicado em  quatro categorias. Enquanto o prêmio não vem, selecionamos alguns filmes brasileiros recentes, produzidos em 2025, que você já pode ir assistindo em casa para entrar no clima e valorizar o cinema nacional. Oeste Outra Vez Pra começar […]

Goiânia
25.01.2026
Livro “Duro feito pedra, Frágil feito pólen” traz quatro fases da poesia de Adalberto de Queiroz

A Redação Goiânia – O poeta e jornalista Adalberto de Queiroz lança no dia 29 de janeiro (quinta-feira), às 19h, na Livraria Palavrear (Rua 232, 338 – Setor Leste Universitário), em Goiânia, o livro Duro feito pedra, Frágil feito pólen, pela Editora Bula Livros. A entrada é gratuita. Com 224 páginas (1ª edição, 2025), Duro […]

CULTURA
25.01.2026
Mabel celebra preservação das tradições durante 23º Encontro de Folia de Reis de Goiânia

A Redação Goiânia – O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou, neste domingo (25/1), do 23º Encontro de Folia de Reis de Goiânia, evento que reúne tradição, fé e manifestações da cultura popular na Praça da Igreja Matriz de Campinas, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Santuário Basílica Nossa Senhora […]