Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Moda

Instituto Biapó recebe exposição “Alma Barroca – Veiga Valle para Vestir''

Lançamento será neste sábado (12) | 09.04.25 - 17:31 Instituto Biapó recebe exposição “Alma Barroca – Veiga Valle para Vestir'' (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia - 
O Instituto Biapó, na Cidade de Goiás, será palco do lançamento da exposição de moda “Alma Barroca – Veiga Valle para Vestir”, de Cabocla Milena Curado, no próximo dia 12 de abril, às 19h. A coleção inédita é uma homenagem ao escultor e pintor sacro José Joaquim da Veiga Valle, referência do barroco goiano do século XIX, cujos arabescos esgrafiados serviram de inspiração para a criação de 35 peças únicas, todas bordadas manualmente por reeducandos do sistema prisional da Cidade de Goiás. As peças ficarão expostas no Instituto Biapó até o dia 11 de maio e o acesso à exposição é gratuito.
 
A coleção expressa, com delicadeza e profundidade, a potência do bordado como linguagem artística, cultural e social. As peças, desenhadas por Milena Curado e executadas dentro do Projeto Cabocla – Bordando Cidadania, traduzem os elementos simbólicos das imagens sacras de Veiga Valle em uma nova forma de vestir arte, fé e memória.
 
“Me lembro como se fosse hoje... Apertei a campainha da Unidade Prisional com a proposta de transmitir um ensinamento que aprendi com a minha avó: o bordado”, relembra Milena.
 
“Na semana seguinte, estávamos lá, minha mãe e eu, dentro da cela feminina compartilhando essa arte. Foram momentos únicos... vi olhos atentos a cada ponto, a vontade de aprender com quem leva uma oportunidade. Vi o sentimento de se sentir útil em um lugar onde se está esquecido.”
 
A coleção “Alma Barroca” é também resultado de um processo iniciado em 2017, quando Milena começou a estudar minuciosamente os mantos e ornamentos esgrafiados nas obras de Veiga Valle. A partir dessas observações, desenvolveu seus próprios desenhos e, fiel ao bordado tradicional ensinado por sua avó, concebeu uma coleção que não apenas presta tributo a um ícone da arte sacra vilaboense, mas também consolida o bordado como patrimônio vivo.

Leia mais:
Sábado Cultural no Sesc Centro terá arte, literatura e música
 
Em julho de 2023, a relevância desse trabalho foi reconhecida oficialmente pela Lei nº 22.128, sancionada pelo Governador Ronaldo Caiado, que declara o bordado desenvolvido por Milena como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás.
 
O Projeto Cabocla, idealizado em 2008, nasceu do encontro entre a tradição familiar do bordado e a vontade de gerar impacto social real. A proposta formou, desde então, dezenas de pessoas privadas de liberdade, oferecendo capacitação, renda, autoestima e um novo sentido para suas trajetórias.
 
“Para a minha surpresa, o bordado se espalhou... Homens com agulhas na mão, bordando flores, poesias, casarios e pássaros, borboletas em jardins floridos. Bordando a vida que não é vista quando se está atrás das grades”, compartilha Milena.
 
“Acreditaram no meu sonho. E eu acreditei no potencial deles, no comprometimento, na responsabilidade, no capricho em desenvolver um excelente trabalho.”
 
A Cabocla Milena Curado, marca fundada por Milena, é fruto direto dessa herança afetiva e cultural, somada à formação em Gestão Pública e à pós-graduação em Moda e Economia Criativa. Desde 2007, a marca se inspira na Cidade de Goiás, em seus casarios, flores do cerrado e nas palavras de Cora Coralina. Seu propósito é conectar moda, memória e identidade, com base em um modelo de moda lenta, artesanal e comprometida com valores de dignidade e inclusão.
 
“Juntos, conseguimos chegar até aqui e fazer bonito. Juntos, vamos vencendo as barreiras do preconceito. E quem sabe um dia, conseguiremos mostrar ao mundo que a arte salva.”
 
Coleção “Alma Barroca – Veiga Valle para Vestir”
Artista: Cabocla Milena Curado
 Lançamento: 12 de abril de 2025, às 19h
 Exposição: 13 de abril a 11 de maio de 2025
 Visitação:
 Terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h
 Domingo, das 9h às 12h
 Entrada gratuita
 Local: Instituto Biapó – Cidade de Goiás
 Informações: (62) 98436-0916
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351