A Redação
Goiânia - O Museu de Arte de Goiânia recebe a exposição de fotografias Galeria Aberta ao Céu, ne próxima quarta-feira (4/12), às 19h, em Goiânia. A mostra terá como tema ''Museu de Escultura ao Ar Livre''. A entrada é gratuita e o período de visitação segue até 14 de dezembro.
O Museu de Esculturas ao Ar Livre abriga, em meio às arvores frondosas da Praça Universitária, 26 esculturas. As peças, com temática livre, foram produzidas por vários artistas e em técnicas variadas, como argila, bronze e concreto. “Considerada Patrimônio Histórico e Cultural de Goiás, a Praça é um espaço democrático e eclético que contempla diversas formas de utilização pela população, abrigando feiras, eventos de lazer como shows, prática de esportes e apresentações teatrais, além de ser palco de manifestações políticas”, observa Carol Borges.
“A criação do Museu enriqueceu ainda mais a Praça, oferecendo à população oportunidades de contemplar um conjunto rico e diverso de esculturas, que vão do figurativo ao abstrato”, acrescenta. “Eu sempre tive forte ligação com o Setor Universitário e com a Praça Universitária, onde passei minha infância e parte da adolescência, vivendo e contemplando cada parte deste local”, recorda-se. “Meu pai, o fotógrafo Nelson Santos, repórter fotográfico há mais de 40 anos em Goiânia e Goiás, possui diversos registros da Praça Universitária e, em especial, do dia da inauguração do Museu de Escultura ao Ar Livre”, acrescenta Carol Borges.
“Já adulta, fiz o curso de Arquitetura e Urbanismo (PUC/GO), em prédio situado no entorno da Praça”, recorda a fotógrafa ao comentar sua memória afetiva com o local. “Os estudos sobre Goiânia, urbanidades e a importância dos espaços públicos me levaram a valorizar ainda mais a Praça e o Museu de Esculturas ao Ar Livre em particular, reverenciando este cartão postal da cidade com uma exposição fotográfica”, explica Carol Borges.
“Esse lugar e tudo o que ele representa ganharam um significado a mais com a brilhante iniciativa de expor obras goianas em um espaço público. No entanto, é preciso garantir sua manutenção, uma vez que, em vários momentos, a Praça Universitária se apresentou esquecida e sem os cuidados necessários”, alerta a fotógrafa. “Um dos meus objetivos com a realização dessa mostra é incentivar a população a criar memórias através da arte e dos encantos do Museu de Esculturas ao Ar Livre”, conclui Carol Borges.
A exposição Galeria Aberta ao Céu é composta por 30 fotografias em cores e foi produzida por meio do projeto de lei FAC - Fundo de Arte e Cultura do estado de Goiás.
Serviço:
Exposição fotográfica: Galeria Aberta ao Céu
Abertura: 04 de dezembro, às 19 horas.
Visitação: de 4 de dezembro a 14 de dezembro
Local: Museu de Arte de Goiânia, Bosque dos Buritis, Rua 1 nº 605, Setor Oeste
Entrada gratuita