Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Audiovisual

Série goiana ‘Diaspóricas’ chega à 2ª temporada

Produção retrata mulheres negras na música | 15.01.24 - 09:26 Série goiana ‘Diaspóricas’ chega à 2ª temporada (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Focada em protagonismo negro e feminino, a série goiana Diaspóricas estreia sua segunda temporada nesta quarta-feira (17/1), às 20h, no YouTube. A primeira estreia da série é no formato de episódios curtas-metragens na web, que visa democratizar os episódios disponibilizados de forma aberta e gratuita ao público na internet.
 
 Depois da estreia inicial, o projeto percorrerá canais de TVs abertas e por assinatura e, por fim, a temporada ganha uma nova edição em formato de longa-metragem para habitar festivais de cinema nacionais e internacionais, como ocorreu com a primeira temporada.
 
Desta vez, no projeto audiovisual de curtas documentários, o destaque fica por conta da notável resiliência das mulheres negras na cena musical em Goiânia. Elas enfrentam inúmeras barreiras, mas continuam a brilhar, inspirando outras mulheres com sua força e determinação. A continuação documental relata depoimentos de artistas negras sobre superação do racismo e do sexismo, a partir do caminhar com a Música Preta Brasileira.
 
A obra destaca a música como tática de existência na vida de mulheres negras e como ela se entrelaça à autovalorização sobre ser negra no caminhar das artistas. São mulheres que celebram a negritude, o ser mulher e a música brasileira, a partir da conexão em África.
 
A jornalista e pesquisadora Ana Clara Gomes é a idealizadora da série Diaspóricas e assume as funções de direção, roteiro e montagem desde a primeira temporada. “Nós, enquanto mulheres negras, falamos e escutamos nossas iguais por meio de narrativas audiovisuais que versam sobre nós e para nós. Quem assiste à série, vê as protagonistas como inspiração e como figuras de referência”, frisa Ana Clara sobre o projeto.
 
Na segunda temporada, quatro musicistas negras protagonizam histórias de afirmação e resistência sobre a Música Preta Brasileira que é feita no Cerrado goiano: a MC Rapper Inà Avessa; a cantora, atriz e compositora Flávia Carolina; a clarinetista Kesyde Sheilla e a cavaquinista e percussionista Maximira Luciano.
  
Serviço
O que: Lançamento da 2ª Temporada da Série Diaspóricas
Quando: quarta-feira, 17 de janeiro
Onde: no YouTube
Horário: 20h
 
Leia mais
Série que aborda mulheres negras na música brasileira terá 2ª temporada

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351