Taíssa Queiroz
Goiânia - O coreógrafo e bailarino goiano Duda Paiva venceu o prêmio Zwan, considerado na Europa como o Oscar da dança. Ele concorreu na categoria melhor espetáculo com a obra ‘Avatara’. A apresentação foi uma parceria do Duda Paiva Company e da Illusionary Rockaz Company, uma companhia de hip hop que representa a colonização da Holanda no Suriname.
Duda Paiva disse à reportagem do jornal A Redação que seu sentimento é de conquista. Ele utilizou uma técnica que mescla a dança com bonecos de espuma de sua própria autoria. "É importante pelo fato da mentalidade do juri estar acompanhando a flexibilidade do mundo, do novo mundo, de uma época mais flexível’’, relatou o coreógrafo.
Duda ainda disse que sente muito orgulho, pois a coreografia permitiu que ele celebrasse a diversidade cultural entre os países.
O nome Avatara significa avatar com o significado sendo dos deuses, das entidades espirituais. Duda relatou que eles usaram entidades espirituais da Índia,em homenagem ao coreógrafo holandes Shailesh Bahoran que possui raízes na Índia, com entidades brasileiras.
O prêmio Zwan ocorre anualmente. Na cerimônia, são nomeados os melhores do ano na arte da dança. O prêmio de Melhor Espetáculo, concorrido por Duda, é considerado o principal.
Leia mais:
Coreógrafo Duda Paiva é finalista em premiação mundial de dança