Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia - A Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG) celebra a chegada da primavera com mais uma edição do projeto Outra Vez Primavera – Diálogos primaveris (artes visuais, música e poesias). Será nesta quinta-feira (5/10), às 9h30, em sua sede, à rua 132-C nº 114, no setor Sul, com duração de um mês, até o dia 5 de novembro, e que ficará aberta sempre no período matutino.
As sessões festivas reverenciando a Primavera surgiram em 2003 na presidência da escritora Augusta Faro Fleury de Melo. Na ocasião, foi promovido o Primeiro Sarau na Praça, em frente à AFLAG, em 26 de setembro de 2003, com o título Cantares da Primavera. No ano seguinte, a sede da AFLAG estava em fase de reforma. Sendo assim, ele foi realizado no outono com o nome de Cantares de Outono.
Diálogos primaveris
Na gestão da escritora Heloisa Helena Campos Borges o projeto ganhou novo formato e passou a se chamar Outra Vez Primavera. A primeira sessão foi realizada em 2008 e desde então, até 2022, aconteceram 10 sessões. Agora, a AFLAG realiza a 11ª edição, “que celebra e homenageia a mais bela estação do ano”, como ressaltou a presidente Elizabeth Caldeira de Brito. “Vários poetas, cantores e artistas visuais se inspiram na primavera para poetizar, cantar e pintar suas obras de arte. Os artistas utilizam-na em suas metáforas, simbologias e em seu imaginário”.
Cecília Meireles finaliza o poema ‘Renúncia’ assim:
CONHEÇO O CORAÇÃO DA PRIMAVERA,
E O DOM SECRETO DO SEU SANGUE VERDE,
QUE NUM BREVE PERFUME EXISTE E ESPERA.
VERTI PARA INFINITOS DESAMPAROS
TUDO QUE TIVE NO MEU PENSAMENTO.
ERA A FLOR DOS INSTANTES MAIS AMARGOS,
POR ONDE ANDA? NO ABISMO. DADA AO VENTO...
Nesta edição a AFLAG trouxe o tema Diálogos Primaveris, numa conversão artística das três linguagens: poética, musical e visual. Na linguagem poética serão apresentados poemas pelas acadêmicas Alba Dayrell e Sandra Maria, além da convidada Adoiramas Martins Salgado.
A apresentação musical ficará à cargo do trio, composto pela musicista e acadêmica Consuelo Quireze, juntamente com as também musicistas Ana Cláudia de Assis e Kathlem Santana.
Quanto às artes visuais haverá uma vernissage de parte do acervo pictórico da AFLAG, composto pelos artistas Antônio Poteiro, Genezy de Castro e Silva, Helenilce Gusmão, Isa Costa, Liselotte de Magalhães, Tai, Marilda Passáglia, Neilah, Nelze, Omar Souto e Rosy Cardoso.
Leia mais: