Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia - Pautada na sustentabilidade e no conceito upcycling, que prevê a reutilização criativa, a marca goiana de roupas Jacobina conectou moda e arte durante desfile na 52ª edição da Casa de Criadores, em São Paulo, no último fim de semana. Inspiradas na tradicional Folia de Reis de Goiás, as estampas foram ponto alto do desfile da marca criada pelo designer Raphael Aquino. Feitas de forma artesanal e com inspiração ambiental, as sandálias da Design Floresta, marca idealizada e criada pela arquiteta Fernanda Toledo, compuseram os looks e também chamaram atenção do público.
(Fotos: Adriele Regine)
Com o tema "Pedro" e repleta de características que evidenciam a regionalidade, a nova coleção da Jacobina é uma homenagem ao sobrinho do criador da marca. O designer optou por usar como referência as experiências pessoais, além de características contemporâneas. Com isso, o objetivo do desfile foi provocar uma reflexão ao público, com roupas que buscam ousar e ecoar impregnações de passado, de celebração, de poesia, de história e, por fim, de amor.A marca Jacobina se tornou a segunda do Estado de Goiás a participar do evento, considerado um dos maiores do segmento da moda no Brasil.
Designer Raphael Aquino e modelos durante desfile na Casa de Criadores em São Paulo (Fotos: Adriele Regine)
Ao usar a própria história de vida como base, o designer utiliza o valor de algo raro e familiar em suas criações. Além disso, o estilista afirma que existe uma estratégia por trás do conceito que entrega. Ele também revela que tudo é resultado de pesquisa dos detalhes, da coerência e da manufatura.
A produção recente do artista visual Emilliano Freitas influencia diretamente a nova coleção da Jacobina, por transitar a poética das visualidades atravessadas pela carga familiar, por memórias e reminiscências da infância. As obras foram criadas através de uma collab do artista com a marca, unindo afetividades da coleção e influência familiar do artista que nasceu em Minas Gerais, mas vive em Goiás. O resultado, aprovado por quem acompanhou o desfile em São Paulo, é um verdadeiro mix de cores e personalidades.