Logo

Congresso deve votar vetos de Lula ao licenciamento ambiental poucos dias após COP-30

27.11.2025 - 07:19:00
WhatsAppFacebookLinkedInX

O Congresso avalia nesta quinta-feira, 27, os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei do Licenciamento Ambiental. Ambientalistas temem que os parlamentares derrubem sanções significativas feitas pelo presidente, como o impedimento para licença autodeclaratória para atividades de potencial médio.

Em agosto, Lula vetou 63 dispositivos do chamado “PL da devastação”, que modifica as regras do licenciamento ambiental no País e abre margem para realização de obras que impactem o meio ambiente sem o devido processo de análise por parte de órgãos ambientais.

Uma análise feita pelo Observatório do Clima classificou como “inegociável” a manutenção de pelo menos 45 vetos feitos por Lula. Os demais foram classificados entre “prioritário” e “importante”. A análise dos vetos ocorre menos de uma semana após a Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30), que aconteceu em Belém nas últimas semanas. Os vetos seriam analisados antes, mas após um acordo com o governo, a avaliação acabou sendo postergada.

“Logo após a COP-30, quando o mundo observa a capacidade do Brasil de liderar com coerência, manter esses vetos é a única decisão compatível com nossos compromissos climáticos e com um desenvolvimento que respeite os povos, as comunidades e o meio ambiente”, afirma Clarissa Presotti, especialista de Políticas Públicas do WWF-Brasil.

Entre os vetos considerados inegociáveis pelos especialistas está o dispositivo que prevê a concessão de Licença por Adesão e Compromisso (LAC) para empreendimentos de médio potencial poluidor. A LAC dispensa a análise individual do projeto desde que haja compromisso em aderir a condições pré-estabelecidas. Hoje, o mecanismo é permitido só para obras de pequeno porte, mas o novo licenciamento expandiria a licença para obras maiores.

Especialistas indicam que o uso desse modelo para empreendimentos de médio potencial poluidor poderia autorizar sem análise de impacto ambiental projetos como a barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, que estourou e causou a morte de 272 pessoas.

“A LAC é um apertar de botão e você imprime a licença, não tem entrega de estudo ambiental nenhum pelo empreendedor”, critica Suely Araújo, coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima e ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Um dos pontos mais polêmicos do licenciamento ambiental foi a criação da Licença Ambiental Especial (LAE), proposta pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O dispositivo permite que projetos considerados estratégicos pelo Conselho de Governo tenham andamento célere. Lula manteve a criação da licença, mas vetou trecho que previa emissão de todos documentos da licença de uma vez, em tramitação monofásica.

“A LAE irá desestruturar todo o processo de licenciamento ambiental por submeter a sistemática de análise a interesses políticos, inclusive com prejuízo aos empreendedores que entraram com pedido de licenciamento antes”, critica análise do OC.

Outro ponto sensível que foi vetado por Lula e que na opinião de especialistas deve ser mantido foram dispositivos que restringiam a consulta aos órgãos responsáveis pela proteção de povos indígenas e comunidades quilombolas para autorizar empreendimentos. O projeto de lei determinava que fossem feitas as consultas somente em caso de terras indígenas homologadas e territórios quilombolas já titulados.

“(O dispositivo vetado) Exclui as terras indígenas em processo de demarcação e as demais que ainda não iniciaram seus processos demarcatórios por motivos diversos, o que ignora 32,6% das Terras Indígenas existentes no país. Ademais, o dispositivo viola entendimento consolidado no STF sobre o conceito de Terras Indígenas, o que, na prática, ensejará o aumento de judicialização”, diz o documento.

O texto aprovado pelos parlamentares também revogou dispositivos previstos na Lei da Mata Atlântica, entre eles o ponto que prevê autorização de órgão federal para desmatamento de vegetação primária e secundária no bioma. Lula vetou essa mudança na lei.

Tensão entre Poderes

O PL do licenciamento ambiental é classificado pelos especialistas como o maior retrocesso ambiental do País nos últimos anos. A manutenção dos vetos do presidente, segundo eles, tornaria o cenário menos preocupante. O contexto, no entanto, é desfavorável para manutenção dos vetos. Nas últimas semanas, a crise entre o governo Lula e o Congresso ganhou novos capítulos, com agravamento da tensão entre os Poderes.

No episódio mais recente, Alcolumbre reprovou a indicação de Jorge Messias para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente do Senado defendia a indicação de seu aliado e ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, para ocupar a vaga do ex-ministro Luís Roberto Barroso, o que não foi atendido por Lula.

O clima também não é dos melhores com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PI), que declarou ter cortado relações com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ). Motta tem se queixado de dirigentes do PT irem à s redes sociais para criticar a forma como ele conduz os trabalhos na Câmara.

“Os vetos levantados na sanção presidencial garantem um mínimo de segurança jurídica para processos administrativos em curso, evitando uma judicialização em massa dos atos emitidos pelos órgãos licenciadores”, analisa Rárisson Sampaio, assessor político do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Meio ambiente
26.01.2026
Plano estadual fortalece silvicultura e amplia base de florestas plantadas em Goiás

A Redação Goiânia – O Governo de Goiás avança na consolidação da silvicultura com a estruturação do Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal. Apresentada neste mês de janeiro, a proposta inserida na Política Florestal para Goiás está em fase de elaboração e organiza ações estratégicas para ampliar a base de florestas plantadas, fortalecer cadeias produtivas […]

Folia
26.01.2026
Prefeitura e representantes de blocos planejam segurança e mobilidade para pré-Carnaval de Goiânia

A Redação Goiânia – O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, se reuniu com os representantes dos blocos de pré-Carnaval da capital e o grupo de trabalho da Prefeitura de Goiânia que vai acompanhar o planejamento, monitorar os trajetos e realizar as ações no dia do evento, nesta segunda-feira (26/1). O encontro serviu para alinhar os […]

Clima
26.01.2026
Prefeitura de Goiânia emite alerta laranja para chuvas intensas nesta segunda-feira (26)

A Redação Goiânia – A Prefeitura de Goiânia e a Defesa Civil Municipal emitiram, no final da tarde desta segunda-feira (26/1), um alerta laranja para chuvas intensas na capital. Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria de Engenharia de Trânsito da Prefeitura de Goiânia estão nas ruas realizando monitoramento em ação […]

IA contra o Crime
26.01.2026
”Com Caiado e Daniel, a segurança pública de Goiás segue avançando”, afirma Leandro Vilela

A Redação Goiânia – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou do lançamento da plataforma IA Contra o Crime, um sistema inovador que utiliza inteligência artificial para modernizar e fortalecer a segurança pública em todo o estado, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. A solenidade reuniu o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, […]

Operação
26.01.2026
GCM de Aparecida flagra descarte irregular de entulho no Buriti Sereno

A Redação Goiânia – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia flagrou um homem despejando entulho de construção em um lote baldio na Avenida Princesa Isabel, no Jardim Buriti Sereno, nesta segunda-feira (26). O material era transportado em uma carreta acoplada ao veículo que ele conduzia. Após constatar o flagrante, a GCM realizou […]

Segurança Pública
26.01.2026
“Goiás inaugura um novo modelo de combate à criminalidade”, afirma Daniel Vilela sobre o IA Contra o Crime

A Redação Goiânia – O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou da inauguração do sistema ”IA Contra o Crime”, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. Ao apresentar a ferramenta, o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador destacaram que a tecnologia fortalece a capacidade de resposta das forças de segurança, sendo um trabalho inédito no Brasil. “Goiás […]

Jardim Mirabel
24.01.2026
Prefeitura de Goiânia entrega itens essenciais a famílias afetadas pelas chuvas

A Redação Goiânia – A prefeitura de Goiânia realizou uma ação emergencial no Jardim Mirabel para atender famílias impactadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias, neste sábado (24/1). Ao todo, 26 famílias foram afetadas e receberam apoio imediato do município, em uma resposta articulada voltada à proteção social, segurança e garantia de direitos. A […]

EDUCAÇÃO
23.01.2026
Prazo de inscrição na edição única do Sisu 2026 termina nesta sexta (23)

São Paulo – O prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (23/1). Estudantes que desejam concorrer a vagas em universidades e institutos federais têm até esse horário para garantir participação na única edição do programa neste ano. Segundo o governo federal, esta é a maior edição […]