Adriana Marinelli
Especial de Pirenópolis
Pirenópolis – Mesmo com a mudança de data do Canto da Primavera, que inicialmente seria realizado na última semana de setembro, o público não decepcionou. O festival reuniu em Pirenópolis (GO), de quarta-feira (6/11) até este domingo (10/11), cerca de 50 mil pessoas, mesmo público registrado na edição passada.
Secretário Estadual de Cultura, Gilvane Felipe concedeu, no final da manhã, uma entrevista coletiva e fez um balanço do evento. "Foi muito produtivo. O Canto da Primavera é um festival com um público muito fiel e isso é um orgulho para todos nós", disse.
Leia mais:
Gilberto Gil esbanja simpatia e empolga o público em Pirenópolis
Oficinas de música marcam segundo dia do Canto 2013
Fundo Estadual de Cultura deve ser lançado na próxima semana
Durante a entrevista, o secretário discorreu sobre a extensa programação, ressaltando o espaço destinado aos artistas goianos. "Contamos com 30 apresentações locais. No ano passado foram apenas 20." Ainda de acordo com Gilvane, outro ponto alto do festival foi o Estúdio Primavera, onde cinco artistas locais tiveram a oportunidade de usufruir de um completo estúdio para gravarem trabalhos inéditos.
"Eu não poderia deixar de falar dos shows. Foi uma alegria para nós da Secretaria de Cultura conseguir manter a programação mesmo com a mudança de data do evnto", afirmou Gilvane. "Além dos grandes nomes que já havíamos selecionado, ainda conseguimos inserir a cantora Céu, que vai brilhar hoje no encerramento", acrescentou.
"Também contamos com Gilberto Gil, que fez uma brilhante apresentação na sexta-feira. Ontem foi a vez de Fernanda Abreu agitar a galera, nem mesmo a chuva atrapalhou", completou o secretário.
Sobre as oficinas musicais, ministradas de forma gratuita na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Gilvane fez questão de destacar a competêcia dos professores. "O goiano Bororó Felipe, por exemplo, é um dos maiores baixistas do Brasil e esteve com a gente."
Shows
O 14º Canto da Primavera contou uma extensa programação de shows. Além dos artistas locais e nacionais, a atração internacional The Legendary Tigerman também integrou a agenda. Foram cinco shows nacionais (Virgínia Rodrigues, Gilvan Oliveira, Gilberto Gil, Emicida e Céu), além de 30 apresentações de artistas goianos. Durante o evento, foram realizados dois cortejos musicais e uma série de apresentações de violeiros no projeto Quinta da Viola.
"Essa foi, sem dúvidas, uma das melhores edições do Canto da Primavera. A cidade está lotada e a nossa programação realmente agradou muita gente", diz Gilvane Felipe. "Um festival precisa ter inovação, mas também é necessário continuidade, e o Canto tem isso."