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João Unes
João Unes é jornalistas e diretor presidente do jornal A Redação / joao.unes@aredacao.com.br
Publicidade digital avança, aponta pesquisa | 10.06.14 - 14:22
Presidente do Fórum Mundial de Editores, Erik Bjerager (Foto: João Unes/A Redação) Turim, Itália - A internet passou os jornais impressos em volume de propaganda e ocupa o 2º lugar global entre os meios com maior receita de publicidade. A televisão ainda lidera este ranking, com 40,1% do mercado de publicidade mundial.
A revelação está na mais completa pesquisa sobre comunicação global, conhecida como Tendências da Imprensa Mundial (World Press Trends) 2014. Os dados que mostram o estado atual dos meios de comunicação em mais de 120 países foram revelados nesta segunda-feira (9/6) pelo secretário-geral da Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra), Larry Kilman, na abertura do 66º Congresso Mundial de Jornais, em Turim, na Itália. O evento sedia também o 21º Fórum Internacional de Editores e o 24º Fórum Mundial de Publicidade.
Segundo o levantamento, depois da TV, a internet tem hoje 20,7% da receita global com publicidade, seguido pelos jornais impressos, que viram sua fatia no mercado internacional de publicidade diminuir para 16,9%. O ranking segue com as revistas em 4º lugar, com 7,9% do share em publicidade. A propaganda em outdoor vem em 5º lugar, com 7% deste bolo.
A publicidade no meio rádio está em 6º lugar, com 6,9% do total gasto em propaganda nos 120 países pesquisados. O cinema aparece em 7º, com 0,5% deste total.
O volume total de receitas da indústria da comunicação com publicidade e vendas chegou a US$ 163 bilhões, superando o arrecadado pela produção de livros (US$ 102 bilhões), filmes (US$ 87 bilhões) e música (US$ 50 bilhões).
“A pesquisa revela que o principal desafio para os publishers é o engajamento digital, já que os jornais atraem visitas de 46% da população na internet”, disse Kilman.
Outro dado alvissareiro revelado pela World Press Trends é o crescimento de mais de 2.000%, nos últimos cinco anos, da receita de jornais que cobram pelo acesso.
Força do digital
Kilman falou sobre o papel crucial que os jornais têm para a democracia nos países e a necessidade de fortalecê-los. “Se os jornais não conseguirem receita do digital, o resultado é o enfraquecimento de sua qualidade editorial”, avaliou.
A World Press Trends é uma pesquisa conduzida pela WAN-Ifra, em associação com as empresas ComScore, Zenith Optmidia, Ipsos, RAM e ITU.
O Congresso Mundial de Jornais prossegue esta semana no Centro de Convenções Lingotto com debates, palestras e painéis sobre os desafios e tendências do mercado jornalístico, editorial e publicitário.