Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

José Abrão
José Abrão

José Abrão é jornalista e mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG / atendimento@aredacao.com.br

Meia Palavra

Nova série do Batman traz renovação e estilo para o personagem

| 07.08.24 - 09:45 Nova série do Batman traz renovação e estilo para o personagem Cena de 'Batman: Cruzado Encapuzado' (Foto: divulgação)Estreou em agosto a série animada Batman: Cruzado Encapuzado, que traz em suas credenciais a assinatura de Bruce Timm, criador da famosa série animada do personagem nos anos 1990 e criador da Arlequina; JJ Abrams, responsável por Lost, a nova trilogia Star Wars e dezenas de outros projetos; e Matt Reeves, diretor do filme mais recente do Morcego, estrelado por Robert Pattinson.
 
O desenho animado bebe livremente da série animada original criada por Timm em estilo, tom e personagens, mas explora ainda mais a estética e pegada noir dos anos 1930. A série, inclusive, se passa em um período indeterminado desse passado, com sapatos bicolores, leiteiros e na era de ouro do rádio, mas se dando direito a alguns anacronismos, como a presença popular de televisores. É mais uma questão de estilo do que de acurácia histórica.
 
Outra pegada da velha guarda são os episódios independentes: em cada capítulo, o Cruzado Encapuzado deve enfrentar um vilão diferente, tendo que desvendar o mistério enquanto o comissário Gordon tenta prendê-lo. Em um momento em que a regra são arcos longos e de várias temporadas, o retorno deste formato pequeno e hermético é muito bem-vindo e casa bem com a proposta.
 
Porém, a coisa mais ousada da série está em abertamente reimaginar alguns aspectos da mitologia consolidada do Batman. Gordon já começa a história como comissário; Barbara Gordon é uma defensora pública; Harvey Dent já é candidato para a prefeitura; o Pinguim, na verdade, é uma mulher; entre outras mudanças.
 
A mais interessante delas, disparado, é uma reinvenção da maior criação de Bruce Timm: a Arlequina, que ganha nova origem e missão, trazendo a primeira perspectiva realmente nova e interessante sobre a personagem que se tornou tão presente na mídia que acabou se tornando chata e repetitiva.
 
Todos os 10 episódios da primeira temporada estão disponíveis na Prime Video.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 08.08.2024 18:44 Dra. Deide Costa

    Prefiro o Buttman...

Sobre o Colunista

José Abrão
José Abrão

José Abrão é jornalista e mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG / atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351