Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Sobre o Colunista
José Abrão
José Abrão é jornalista e mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG / atendimento@aredacao.com.br
Todos os episódios estão disponíveis no Crunchyroll (Foto: Toho Animation)Terminou a 1ª temporada de Frieren e a Jornada para o Além, anime baseado no mangá de mesmo nome escrito pela mangaká Kanehito Yamada e ilustrado por Tsukasa Abe. Confesso que raramente me interesso por animes: os tropos batidos, os temas dos títulos populares e o ritmo dos episódios costumam não me interessar. Frieren, porém, conseguiu furar essa bolha.
A série se tornou o anime mais popular do mundo e está há três meses no topo do agregador MyAnimeList, destronando Fullmetal Alchemist: Brotherhood. O que está por trás desta popularidade toda é uma história surpreendentemente tocante, com uma temática existencial aprofundada que a torna até mesmo melancólica, além de personagens envolventes e um ritmo lento que foge dos grandes títulos shonen que costumam dominar a temporada de animações japonesas.
A trama acompanha Frieren, uma elfa de muitos anos de idade, e tem duas premissas muito simples. A primeira e mais marcante é: o que acontece com seres imortais quando o tempo passa e tudo e todos ao redor mudam e partem? A segunda é que Frieren fez parte do grupo que derrotou o Grande Vilão daquele mundo... Então o que acontece depois que o mal é vencido?
Ao longo de várias décadas, Frieren conhece novas pessoas e precisa lidar com sentimentos de mudança, arrependimento e luto, mas também com as alegrias da curiosidade, da descoberta e do conhecimento. É uma série sobre como esta elfa milenar vai, aos poucos, descobrindo a sua humanidade. Ao redor disso, há diversos outros temas e arcos trabalhados de forma mais sutil, como o valor da amizade e a peculiar e especial ligação da maternidade.
O que torna isso mais especial é por ser algo tão diferente no gênero da fantasia, especialmente japonesa: mangás e livros do tipo costumam ser séries de aventura ou isekai genéricos e convencionais, enquanto Frieren chega a ser muito difícil de definir, pois não se adequa às caixas previamente estabelecidas. Caso queira conferir, todos os episódios estão disponíveis no Crunchyroll e o mangá segue saindo e já conta com 128 capítulos.