Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Jockey Club de São Paulo é exemplo | 05.10.23 - 16:41
(FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM) Taíssa Queiroz
Goiânia- O Jockey Club de São Paulo, tombado oficialmente em 2010, é um lugar repleto de áreas verdes e jardins que são preservados e, quando necessário, restaurados. Essa ação é realizada pela Elysium Sociedade Cultural, que realiza trabalho de restauração do Jockey Club.
Apesar de as obras de arte, monumentos e edifícios serem mais lembradas quando o tema é preservação e restauro de patrimônios históricos, o paisagismo, principalmente em monumentos que foram tombados, também merecem atenção, pois fazem parte da identidade e da história daquele lugar. Com os jardins danificados, parte da história do lugar é perdida também.
Segundo a engenheira agrônoma e paisagista Fernanda Simão, é muito importante manter o paisagismo dos imóveis hisstóricos. Ele é uma forma de arte e é parte da cultura e da memória do espaço. Ela afirma que o paisagismo não é apenas estético e pode trazer o sentimento de conforto e humanização. Para Fernanda, o ideal é que o projeto de paisagismo seja tombado junto com o imóvel, pois assim este documento será preservado.
Manutenção e cuidados
Para a preservação dos jardins, incluindo os do Jockey Club, há uma série de cuidados e manutenções que devem ser feitas com frequência. Todos os jardins devem ter uma nutrição adequada, que é planejada anualmente, ter um cronograma de ações diárias a ser seguido, que inclui o controle das pragas e doenças e realização de podas e limpeza.
''Ocorrendo uma praga ou doença, pode não se conseguir fazer o controle e uma espécie ser dizimada. Aí você pega o projeto original, você replanta de acordo com o projeto'', explicou a paisagista. Por isso, Fernanda destaca a importãncia do tombamento dos projetos de paisagismo.