Victor Santos
Goiânia - O processo de restauro não é um trabalho fácil. Ainda mais quando se trata de um local tão precioso e cheio de histórias em todos os cantos, como o Jockey Club de São Paulo. Atualmente, o local passa por processo de restauro realizado pela Elysium Sociedade Cultural.
Jessica Marques, arquiteta da Elysium que atua no restauro do Jockey Club de São Paulo, falou ao jornal A Redação sobre os desafios deste trabalho. “É importante encontrar o equilíbrio entre a preservação da autenticidade do edifício e a adaptação necessária para atender às demandas contemporâneas. Além disso, enfrentamos desafios de ordem técnica, uma vez que, frequentemente, nos deparamos com materiais antigos e técnicas de construção que deixaram de ser comuns”, disse.
Jessica Marques em um dos corredores do Jockey Club de São Paulo (Foto: Acervo Pessoal)
De acordo com a arquiteta, os desafios impostos pelo tempo inspiram cuidados que vão além do material. “Os valores fundamentais que permeiam nossos projetos no Jockey Club transcendem a restauração física. Trabalhamos com o respeito reverente pela história e o compromisso intrínseco com a preservação do patrimônio cultural. Cada projeto pretende conservar e restaurar as estruturas originais, com um zelo pela manutenção de sua autenticidade e integridade”, refletiu.
Leia mais:
Veterinários têm papel fundamental na preparação dos cavalos do JCSP
Ela ainda ressaltou a satisfação de estar envolvida em um projeto como este. “A paciência e a perseverança desempenham um papel fundamental, pois os projetos de preservação são frequentemente prolongados e complexos. Entretanto, a recompensa que aguarda, em termos de contribuição para a história e para a cultura, é absolutamente inestimável”.
(Foto: Acervo Pessoal)
Jessica Marques ainda destacou uma experiência pessoal que considera gratificante durante o trabalho no Jockey Club de São Paulo. “Certamente, um dos projetos que mais marcaram minha trajetória foi a restauração do emblemático Salão Nobre do Jockey Club. Este espaço, rico em história e detalhes arquitetônicos, representou uma jornada muito importante. Ao final da obra,, o Salão Nobre recuperou sua sofisticação original, e foi muito satisfatório ver como todos reagiram positivamente à restauração”, afirmou.