A Redação
Goiânia - A Elysium Sociedade Cultural, responsável pelo trabalho de restauro do Jockey Club de São Paulo, promoveu uma exposição de totens com imagens e curiosidades sobre as obras de arte e detalhes da arquitetura do local. Projeto dos arquitetos Jessica Marques e Guilherme Moura Fé, que integram a equipe da Elysium, os totens foram expostos durante o Grande Prêmio São Paulo 2023, realizado em maio, no Jockey Club.
Segundo Jessica Marques, o conceito da exposição partiu do objetivo de promover a interatividade. "A ideia central era o contato dos passantes com os expositores para que, a partir dessa interação, houvesse a apreensão das informações’’, explicou. Foram expostos 6 totens, todos com curiosidades e imagens coletadas antes, durante e depois do processo de restauração.
Jessica contou que, durante a exposição, as pessoas puderam interagir com os totens, tirar fotos e girar os cubos, fazendo com que a arte pudesse ser tocada, o que a tornou mais atrativa ao público.
Arquitetos Jessica Marques e Guilherme Moura Fé (Foto: Elysium S.C)
Confira algumas das curiosidades:
- Os tijolos do Jockey foram feitos no próprio canteiro de obras, numa olaria especialmente construída para esse fim. Quando o Jockey Club de São Paulo começou a construir sua nova sede, às margens do Rio Pinheiros, não havia fornecedores por perto. Por esse motivo, a maioria dos materiais foram feitos ou finalizados no Jockey, inclusive os tijolos.
(Foto: Jessica Marques)
- Em alguns mármores italianos da tribuna social é possível encontrar fósseis marinhos de moluscos e crustáceos. São animais que existiram há milhões de anos e ficaram preservados em pedra!
(Foto: Jessica Marques)
- Os elementos escultóricos de Art Déco tinham função decorativa e eram concebidos para ornamentar edifícios, locais públicos e salões privados. Esses elementos são muitas vezes figurativos, geralmente de figuras heróicas ou alegóricas relacionadas ao propósito do edifício.
(Foto: Jessica Marques)
- Um dos mais importantes artistas do século XX, o escultor Victor Brecheret fez mais de 20 obras que compõem os prédios do Jockey Club de São Paulo. As obras de arte estão integradas aos edifícios e foram concebidas de acordo com os locais onde são alocadas.
(Foto: Jessica Marques)